Página Inicial Notícias Cultura e gastronomia são ingredientes do turismo em Pipa (RN)

Cultura e gastronomia são ingredientes do turismo em Pipa (RN)

Escrito porRedação Wsports 28 de novembro de 2016

A Praça do Pescador, na praia de Pipa, em Tibau do Sul (RN), tradicional ponto de encontro de turista e nativos nas noites do vilarejo, neste fim de semana, será o centro das atenções dos turistas e demais frequentadores do badalado balneário do Rio Grande do Norte, localizado a 60 quilômetros de Natal. O Festival Cultural e Gastronômico de Pipa realiza, a cada três meses, atividades culturais e de gastronomia no já consolidado destino de sol e mar dos potiguares. São ações que movimentam a praia, incrementam o turismo e dinamizam a economia local com outros ingredientes, além de pratos elaborados e atrações musicais.

A 3ª Feirinha do Festival de Pipa reúne chefs e produtos gourmets da região com criatividade, produtos diferenciados e identidade gastronômica na composição do cardápio. Na última atividade do ano, o festival leva para a rua vários restaurantes, pequenos negócios e chefs com pratos e bebidas diversificadas. Shows musicais e atividades culturais também integram a programação noturna de Pipa no fim de semana.

É no evento que turistas e residentes poderão provar as ostras orgânicas diretamente dos produtores. A tradicional “Ostra da Pipa” será servida in natura, com azeite ou limão, ou ainda gratinada. A Associação de Produtores de Ostras do Rio Grande do Norte (Aproostras) tem marca própria e conta com 15 famílias associadas produzindo na região de Pipa.

Outra novidade é a participação de uma cervejaria artesanal com fabricação em Pipa. São três tipos disponíveis aos amantes da bebida: A Red Ale, com três tipos de malte de cevada que proporcionam uma cor avermelhada, aroma floral e cítrico. O tipo Bock, da família alemã das Lager, com fermentação especial; e a casual Blond, de cor dourado profundo.

A cozinha mais elaborada de Pipa vai à Praça do Pescador com chefs renomados e novos talentos. O turista encontrará menu degustação que combina arroz de coco, farofa de dendê, bobó de camarão e chutney de manga. Entre os pratos premiados, o visitante poderá provar um viradinho de polvo. Também será importante encontrar tortas com sabores locais e doces da estação e sanduíche de porco com molho de abacaxi.

Assim como os dias de sol e mar pedem água de coco, as noites de Pipa pedem cervejas, vinhos e espumantes para acompanhar os pratos mais elaborados. Adegas e cafés também estarão abertos. Além de consolidar a gastronomia como atrativo permanente de Pipa, o festival com quatro ações ao longo do ano, tem o objetivo de fomentar atividades que diversificam a economia do turismo.

Pipa é um destino de sol e mar completo. A praia oferece, além e atrativos naturais de beleza singular que atraem brasileiros e estrangeiros, opções de esportes radicais, turismo de aventura e ecoturismo. A sustentabilidade é uma das marcas do desenvolvimento local. O turista pode ser brindado com a companhia de golfinhos durante o dia e á noite saborear, na praça, o que há de melhor da cozinha regional e internacional.

Fonte: Ministério do Turismo