Página Inicial Notícias Qual o desodorante ideal?

Qual o desodorante ideal?

Escrito porRedação Wsports 20 de dezembro de 2016

Desodorante: a maioria das pessoas usa. Mas você se sente bem com seu desodorante?

Ele serve para eliminar os odores desagradáveis produzidos pelo organismo e eliminados pela transpiração. O suor contém alguns ácidos carboxílicos que apresentam cheiros desagradáveis. O suor é produzido pelas glândulas sudoríperas apócrinas, porém, por si só, não tem cheiro ruim. Este cheiro é produzido pela adição de bactérias. Os desodorantes são compostos por álcool e perfume, e possuem ação antimicrobiana que inibem o crescimento dessas bactérias que causam o mau cheiro.

As variedades de desodorantes disponíveis no comércio são variadas: aromatizados ou não, com ou sem álcool, com ou sem agentes bactericidas e apresentados sob as formas de creme, spray ou roll-on.

O desodorante ideal é aquele que a gente nem sente que está usando, que o cheiro e a consistência não incomodam. E não adianta seguir indicações de outras pessoas, você só saberá usando mesmo. O jeito é ir experimentando até encontrar o ideal.

Tipos de Desodorantes

Antitranspirantes

Não só combatem o odor desagradável, como também a umidade. Contêm sais de alumínio que diminuem o fluxo de suor através dos poros. Sua eficácia é duradoura e muito superior a dos desodorantes comuns. A maioria dos antitranspirantes também funciona como desodorante, mas a maioria dos desodorantes não age como antitranspirante.

Aerossol

Refrescante, tem secagem rápida e pode ser compartilhado pela família.

Spray

Apesar de prático e barato, pode escorrer e causar ardor.

Roll-on

Apesar de prático para passar, demora a secar.

Stick

Tem aplicação seca, mas pode deixar resíduos brancos, manchando a roupa.

Creme

Aplica-se com os dedos, logo não é muito prático. É absorvido rapidamente e contém ingredientes emolientes que suavizam a pele. A forma cremosa é a mais indicada para quem precisa de uma proteção máxima.

Com Álcool

Acelera a secagem e controla a ação das bactérias, mas pode causar ardor ou irritar a pele.

Com Aloe Vera, Calêndula ou Camomila

Extratos vegetais que evitam irritações acalmam e deixam a pele mais macia.

Com Perfume

Prolonga a eficiência do desodorante, mas podem não ser ideais para peles sensíveis.

Fonte: Beleza & Saúde