Página Inicial Notícias Sopas podem ser amardilha para o coração; veja receitas saudáveis

Sopas podem ser amardilha para o coração; veja receitas saudáveis

Escrito porRedação Wsports 28 de novembro de 2016

Um prato raso de sopa pode ser tão calórico quanto uma refeição completa, com entrada, prato principal e sobremesa. Em rodízios, são oferecidas várias opções, e muitas chegam a ter 300 calorias em apenas 200 ml (um copo americano). Não é difícil passar das 1000 calorias, quase metade do indicado para o dia todo. Basta experimentar três sabores, acrescentar um pouco de bacon e de croutons como acompanhamento e pronto: o que parecia light virou inimigo da boa forma.

 

Sopas creme costumam ser as mais calóricas. Elas são feitas à base de leite integral, margarina, manteiga, creme de leite e queijos gordurosos e podem conter até 300 calorias. “O hábito de ingerir acompanhamentos como pães, queijo ralado, croutons, bacon, entre outros, só aumenta o valor calórico desse tipo de refeição”, diz a nutricionista e Gerente de Gastronomia do HCor (Hospital do Coração), Juliana Guedes Simões. 

Para auxiliar a degustação de sopas mais saudáveis e nutritivas, Simões sugere algumas dicas. Segundo a nutricionista, as sopas mais indicadas são aquelas feitas de forma caseira, preparadas à base de legumes. Não precisa ser radical, elas também podem conter uma fonte de carboidrato (arroz ou macarrão ou batata), uma fonte de proteína (carnes ou aves — sem pele — e com grãos, como feijão, ervilha ou lentilha). “Mas mesmo nesse tipo de receita é sempre bom tomar cuidado e observar a quantidade de sal e gordura que serão adicionadas, explica a nutricionista.

Entrada ou prato principal

Detalhe importante: sopas podem ser oferecidas tanto como entrada como prato principal, e isso também deve ser observado por quem deseja manter a forma. Quando a sopa é consumida apenas como um complemento, vale a pena ficar atento à quantidade que se vai ingerir e o quanto os ingredientes que a compõem podem ser calóricos.

“Quando a sopa é consumida como uma única refeição, a pessoa pode se dar ao prazer de optar por sabores com mais calorias. Porém, sem exageros. É muito importante levar em consideração os ingredientes na hora de escolher a quantidade que se vai tomar”, diz Simões.

Fonte: Coração Alerta