Página Inicial Turismo Quer fugir do carnaval? Confira alguns lugares longe da folia

Quer fugir do carnaval? Confira alguns lugares longe da folia

Escrito porRedação Wsports 24 de fevereiro de 2017

Quatro dias e meio de feriado fazem do carnaval uma das principais épocas do ano para quem deseja fugir da festa e explorar destinos fora da rota da folia. Para quem quer escapar das multidões e do agito, existe um Brasil de tranquilidade, belezas naturais e atrativos tão variados quanto a diversidade dos viajantes avessos ao carnaval. As chapadas Diamantina (BA), dos Guimarães (MT), dos Veadeiros (GO), das Mesas (MA), Bonito (MS) e Jalapão (TO), são alguns dos destinos consolidados de ecoturismo e aventura tão visitados quanto as cidades que atraem foliões.

Enquanto as cidades históricas atraem visitantes em busca de animação, a Serra da Canastra (MG) serve de refúgio para quem busca sossego. O contato com a natureza proporciona passeios inesquecíveis. São cachoeiras, trilhas, lagos e grutas, em meio a fauna e flora preservados. São Roque de Minas é a cidade mais próxima da maioria dos atrativos com serviços de passeios, hospedagem e alimentação.

Jalapão (TO) entrou na rota turística de quem busca tranquilidade, belezas naturais e uma boa dose de aventura e esportes radicais. O destino mescla ecoturismo e safari pela paisagem e savana que abrange quatro municípios. Os atrativos naturais vão desde imensas dunas de areia alaranjada, fervedouros, rios, cânions, cachoeiras e lagos, aos chapadões e formações geológicas que encantam os visitantes. É um destino quase intocado e preserva fauna e flora diversificadas. Mateiros tem os atrativos mais visitados e estrutura básica de serviços para receber o visitante.

Praia nem sempre é sinônimo de tranquilidade no carnaval, ainda mais no Rio de Janeiro, mas a praia do Sono, em Paraty (RJ), faz jus ao nome que se alia à bela paisagem e a tranquilidade do local. O acesso é feito por uma trilha em duas horas de caminhada. Areias finas e águas transparentes compõem o cenário emoldurado pela mata atlântica, área de proteção integral da Reserva Ecológica da Juatinga. A praia de Guarda do Embaú (SC) também contrasta com a agitação do carnaval de Santa Catarina. Mesmo famoso, o vilarejo mantém o charme de balneário alternativo. Além de boas ondas para o surf, o ambiente preservado tem cachoeiras, rios, animais silvestres e trilhas que levam a pedra do Urubu.

> Receba as notícias do turismo em primeira mão. Curta a página Wsports no Facebook

Pertinho do Plano Piloto, a Chapada Imperial (DF) está entre os atrativos do Distrito Federal e do entorno de Brasília. Quem opta pelo carnaval fora dos eixos monumental e rodoviário da capital federal, encontra nesse santuário ecológico do Planalto Central, muitas trilhas, curtas e de longa duração, arvorismo, tirolesa e camping em meio a natureza com rios e cachoeiras. Já Domingos Martins (ES), próximo de Vitória, é o principal destino da Serra Capixaba. Faz parte do roteiro contemplar a paisagem da Pedra Azul e relaxar na Cascata do Galo, além de muito sossego. Boa mesa e cultura alemã são raízes regionais da colonização local.

Caraíva (BA) é um dos destinos mais calmos e rústicos do sul da Bahia e bem próximo da agitação de Porto Seguro. Pousadas e restaurantes recebem os turistas, sem tirar o charme da vila de pescadores. Além de praias intocadas, rios e lagoas completam a paisagem bucólica. Em alagoas, São Miguel dos Milagres, na Costa dos Corais, é ideal para quem quer curtir o sossego e apreciar boas paisagens. Já Fernando de Noronha (PE) é o destino dos sonhos, não só do carnaval. O arquipélago brasileiro é um dos lugares mais bonitos e preservados do planeta.

Fonte: Ministério do Turismo
Foto: Embratur