Dica Bodytech – 8 MOTIVOS PARA ABANDONAR DE VEZ O SEDENTARISMO

Todo mundo sabe que a atividade física é responsável por melhorar a qualidade de vida de qualquer pessoa, independente de idade ou gênero. São inúmeras as pesquisas que comprovam como o exercício regular está ligado à saúde como um todo, inclusive mental. Apesar disso, o sedentarismo ainda é a realidade de 62% da população brasileira, de acordo com um levantamento feito pelo Ministério da Saúde em 2016.

Não manter o corpo em movimento é causa dos principais problemas de saúde, como diabetes, doenças cardíacas e até câncer. Para reforçar a ideia de que ficar parado não pode ser uma opção, selecionei oito benefícios da atividade física. Confira!

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1. Combate a doenças crônicas

Vários estudos comprovam que se manter ativo garante uma menor incidência da maioria das doenças crônico-degenerativas. Fato este explicável por uma série de benefícios fisiológicos e psicológicos, decorrentes da prática regular da atividade física. Podendo até mesmo contribuir na prevenção de inúmeras patologias, tais como: diabetes tipo II, osteoporose, hipertensão e alguns tipos de câncer.  

 2. Qualidade do sono

 Pesquisadores afirmam que o sono de pessoas ativas é melhor que o de pessoas inativas, com a hipótese de que um sono melhorado proporciona menos cansaço durante o dia seguinte e mais disposição para a prática de atividade física. Isso acontece porque o exercício gera relaxamento muscular e redução da tensão nervosa.

3. Diversão

Quanto mais diversão, mais fácil vai ser para manter o hábito. Seu programa de exercícios pode incluir exercícios estruturados como caminhar, correr, jogar futebol ou outros esportes. Você também pode incluir atividades cotidianas como afazeres domésticos, trabalhos no jardim ou caminhar com o cachorro. Escolha uma combinação de atividades estruturadas e cotidianas que encaixem no seu horário. Experimente algo que lhe dê prazer.

4. Combate à ansiedade e à depressão

Pessoas com tendência a ansiedade e depressão são beneficiadas pela liberação de substâncias calmantes e relaxantes durante os exercícios. As endorfinas, aumentadas no organismo de quem pratica exercícios, ajudam na diminuição da hiperatividade e oferecem sensação de bem-estar e bom humor

5.  Mais humor

A atividade física regular pode atuar na prevenção e no tratamento de distúrbios psicológicos bem como na promoção da saúde mental, através da melhora do humor. O exercício promove a consciência corporal e o autoconhecimento, duas ferramentas importantes para conquista do equilíbrio e da felicidade.

6.  Controle do peso corporal

A atividade física ajuda a controlar seu peso corporal, utilizando as calorias em excesso que de outra forma seriam armazenadas como gordura. A maioria dos alimentos que você ingere contém calorias, e tudo que você faz usa calorias, incluindo dormir, respirar e digerir a comida. O grande desafio é encontrar o equilíbrio entre consumo x gasto.

7.  Melhoria no desempenho profissional

A prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse. Muitas empresas e pessoas estão descobrindo que praticar algum tipo de exercício físico pode ser uma das saídas mais rápidas e eficientes para aumentar a disposição, a agilidade e o vigor físico que o trabalho exige. Desempenho fraco, lentidão nas decisões e falta de criatividade podem ser resolvidos colocando o corpo em movimento. A atividade física pode também exercer efeitos no convívio social do indivíduo, tanto no ambiente de trabalho quanto no familiar.

8. Longevidade

Embora não seja possível evitar o envelhecimento, o exercício regular minimiza os efeitos da idade, aumenta a expectativa de vida e limita o desenvolvimento de algumas doenças. Estudos experimentais sugerem que a prática de atividades de intensidade moderada atua na redução de taxas de mortalidade e mais interessante, o risco de incapacidade para realizar tarefas diárias diminuiu em 7% a cada hora adicional de atividade física por semana.

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