Alerta : Número de míopes aumenta no mundo todo. Só no Brasil são 68 milhões

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on skype

De acordo com o Censo Oftalmológico de 2014, a estimativa é que existam em torno de 68 milhões de míopes no Brasil. A famosa miopia, que é o distúrbio refrativo mais comum em todo mundo, cresceu muito no último século. Um quarto da população mundial sofre de miopia, porcentagem que pode chegar a um terço nos próximos anos, indicaram especialistas

“A miopia é o distúrbio visual que acarreta uma focalização da imagem antes desta chegar à retina. Uma pessoa míope consegue ver objetos próximos com nitidez, mas os distantes são visualizados como se estivessem embaçados, desfocados”, explica o médico oftalmologista Dr. Marcelo Jordão L. Silva.

UNIMED

Ainda de acordo com o especialista, a miopia começa a se desenvolver dos 8 até os 14 anos de idade, e pode progredir até a fase adulta. Um dos primeiros sintomas que os pacientes mais relatam, que com frequência anuncia o aparecimento da miopia, é a visão turva, visão destorcida, dos objetivos que estão distantes.

Infelizmente, os especialistas no assunto ainda não conseguiram descobrir qual a real causa da miopia. Não é possível indicar quais são os fatores de risco que levam uma pessoa a desenvolver miopia.

“A miopia apresenta diversas possíveis causas, mas a ciência ainda não foi capaz de determinar exatamente qual a importância de cada uma delas. Sabe-se que há um fator genético, ou seja, as crianças cujos pais são míopes tem maior chance de desenvolver miopia”, explica Dr. Marcelo Jordão L. Silva.

Além de herança genética, acredita-se que a miopia pode ser causada por estilo de vida e um dos principais fatores para o crescimento do número de míopes é o uso excessivo da tecnologia como computadores, videogames e smartphones.

“O excesso de tecnologia acomoda a visão, por isso é importante que os pais estimulem as crianças a descansarem os olhos, brincarem com outras atividades e claro, sempre visitar um oftalmologista”, orienta o especialista.

Curta a nossa página e receba as noticias de saúde em seu facebook  – Facebook.com/wsportsnews

A boa notícia é que a miopia tem correção, e pode ser realizada com a cirurgia refrativa a laser. “A miopia não é uma doença, então não existe uma “cura”, o que existem são os métodos de correção como os óculos e as lentes de contato, e o principal que é a cirurgia refrativa a laser.

As técnicas utilizadas são LASIK e PRK, que são bastante seguras e tem um excelente resultado na correção da miopia.

Ainda de acordo com o especialista, o paciente pode retirar o curativo no dia seguinte a operação. “ No dia seguinte, após a realização da cirurgia, é retirado o curativo e o paciente começa a usar alguns colírios. Tem uma necessidade de restrição a esforços físicos por algum tempo, mas em poucos dias a visão já está recuperada e o paciente consegue retornar as atividades normais e enxergando perfeitamente, finaliza Dr. Marcelo Jordão L. Silva.

COMPARTILHE ESTA NOTICIA COM SEUS AMIGOS EM NOSSOS BOTÕES DE COMPARTILHAMENTO ABAIXO. 

 

Leia Mais

W Sports