radio-wsports
Clique e ouça aqui!

Aprenda como ter uma equipe de trabalho produtiva

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no skype

Comunicação interna feita de forma adequada pode aumentar o rendimento do grupo

As empresas nacionais vivem dias difíceis desde o ano de 2015, quando o dólar atingiu uma marca histórica passando de R$ 4 e a inflação aumentou. Com isso, várias companhias precisaram reduzir o quadro de funcionários. Desta forma, a estabilidade emocional dos colaboradores foi afetada, deixando-os, muitas vezes, desmotivados.

Gran Steak 500×300

Para amenizar essa situação as corporações buscam formas de trazer de volta o alto nível de produtividade. “Ás vezes, as empresas buscam a melhora do lado de fora, mas ela pode estar internamente”, afirma Diego Pollo, coach e especialista em comunicação interna para empresas.

Existem formas de tornar uma equipe ainda mais produtiva. Não é preciso fazer altos investimentos financeiros para isso. Para ter um grupo focado e que bata as metas impostas é necessário apenas iniciar uma comunicação assertiva.

Perito em comportamentos profissionais e pessoais, Diego Pollo separou alguns pontos que podem ser usados no cotidiano de forma simples e que aumentará de forma considerável o rendimento dos funcionários.

“Exerça uma comunicação positiva”

O diálogo é representado de duas formas: fisiologia corporal e linguagem. Uma postura altiva, de cabeça erguida e palavras positivas tornam o ambiente de trabalho muito mais agradável e amistoso.

Ao invés de reclamar ou criticar, apresente soluções. Sorria mais. Pesquisas comprovam que pessoas que demonstram felicidade têm saúde, lideram, ensinam, se comunicam melhor e vendem mais. A simpatia, quando não exercida de forma artificial, é capaz de trazer mudanças profundas no ambiente de trabalho.

 “Seja grato”

O reconhecimento tem um papel fundamental na produtividade. Pesquisa realizada por Robert A. Emmons, da Universidade da Califórnia, mostrou que pessoas que transparecem gratidão possuem emoções mais positivas. A alegria, entusiasmo, felicidade e otimismo, protegem o grupo de sentimentos negativos como a inveja, ressentimentos, ganância e depressão.

O indivíduo grato é capaz de lidar com mais eficácia com o estresse diário, se recupera mais rápido de doenças físicas e é capaz de se relacionar entre duas e quatro vezes melhor com o próximo.  Um exercício muito prático e eficaz é escrever entre 10 e 20 motivos de gratidão em um caderno, todos os dias.

“Aplique a regra dos 10/90”

Essa regra considera que 10% é o que te acontece (a situação, o fato em si) e 90% é o que você faz com o que te acontece (reação). Por exemplo, ocorreu um desentendimento no ambiente de trabalho (10%) a reação da equipe e dos envolvidos (90%) é que vai determinar as consequências.

Se o grupo opta por manter a discussão, gerando ainda mais desavenças, evidentemente a produtividade cairá. Mas se a equipe, conhecendo a regra dos 10/90, entende que aquela questão deve ser solucionada da melhor forma possível, a produtividade irá ser retomada de forma mais rápida e eficaz.

 “Elogie de forma sincera”

Enaltecer de forma sincera, pode aumentar consideravelmente a produtividade. Estamos tão acostumados a apontar o defeito do colega de trabalho, que muitas vezes esquecemos ou optamos por ignorar quando alguém realiza algo positivo. Líderes devem elogiar os subordinados e não apenas criticar ou apontar as falhas.

Leia Mais

W Sports