Bastidores do acesso: Analista de desempenho faz diferença na campanha

O Comercial conquistou o acesso para a terceira divisão do futebol paulista graças ao bom trabalho realizado por todos os profissionais envolvidos no clube.

Diretoria, jogadores e comissão técnica costumam aparecer mais para o torcedor, entretanto, existem profissionais que também tem papel fundamental, mas não tem a mesma visibilidade dos outros.

Drogao 700×400

Esse é o caso do analista de desempenho. Profissional responsável por abastecer comissão técnica e jogadores com informações técnicas, táticas e coletivas dos adversários. No Leão do Norte, o responsável pela função é Gabriel Lopes.

Na rotina de preparação para o jogo, Lopes filma todas as sessões de treinos, e disponibiliza os últimos jogos do time adversário e do Comercial, destacando os pontos positivos e negativos.

“Na semana de preparação dos jogos, todos os treinos são filmados e disponibilizados para jogadores e comissão técnica. Durante a semana, normalmente na quinta-feira, passamos um vídeo com lances do nosso último jogo e outro com todas as informações e jogadas do próximo adversário”, contou Gabriel Lopes.

+ Emocionado, Cesinha fala sobre os bastidores do acesso

A rotina do analista não fica restrita apenas ao pré-jogo. Durante a partida, o analista faz todo o levantamento dos scouts do jogo e também observações pontuais sobre o posicionamento do time.

“Nos jogos, faço o levantamento dos quesitos técnicos (scouts) e, sempre que possível, passo algumas observações pontuais sobre o posicionamento do time”, contou Lopes.

Gabriel Lopes assiste aos jogos dos adversários visando encontrar os pontos fortes e fracos

A importância do trabalho do analista pode influenciar diretamente no resultado de um jogo. Antes do confronto de ida contra o São José, Lopes alertou os jogadores sobre a qualidade da bola aérea ofensiva do adversário, e na ocasião, mesmo alertados, sofreram o gol.

“Um exemplo que ficou bastante marcado para mim foi na semana da primeira partida da semifinal. Passei o vídeo sobre o São José e alguns jogadores acharam alguns lances repetitivos, pois já havíamos enfrentado o São José duas vezes. Eu brinquei com os jogadores, que se eles tomassem gol em algum lance que já foi mostrado, iria repetir diversas vezes. No jogo eles levaram o gol num lance de escanteio. Na preparação para o jogo seguinte, fiz questão de colocar o erro deles junto com os dos outros”, brincou Lopes.

Peça fundamental na campanha do acesso, o meio-campista Matheus China, destacou o trabalho do analista e afirmou que as informações passadas ajudam na melhoria dos fundamentos e posicionamento em campo.

“O trabalho é bom e nos ajuda muito. Ele nos passa as informações dos adversários, nos traz os números dos jogos. É importante saber quantas vezes você finaliza, como você atua durante o jogo, ajuda também no posicionamento e tudo isso nos torna mais produtivos. Ele nos ajudou muito”, contou Matheus China.

Com o trabalho de Gabriel Lopes e toda a comissão técnica, o Leão do Norte começou a preparação para o primeiro duelo das finais contra o Primavera, no próximo final de semana.

Drogao 500×300
Gran Steak 500×300
Novo Shopping 500×300
Tonin 500×300
%d blogueiros gostam disto: