Dica Bodytech – Bebidas energéticas fazem a diferença no treino?

Ainda tem dúvidas se energéticos são aliados ou não de quem treina? A ciência tirou a prova. Um estudo brasileiro mostrou que consumir bebidas energéticas antes de praticar exercícios melhora a performance e diminui a necessidade de esforço.

A conclusão é de uma pesquisa inédita da Universidade Federal de Viçosa (MG), que comparou o desempenho de corredores, com idades entre 18 e 30 anos, após estes fazerem uso de energéticos.

Bodytech 300X200

Os testes foram feitos no Laboratório de Performance Humana (LAPEH), no Rio de Janeiro, com o uso de equipamentos de última geração.  O estudo faz parte da dissertação de mestrado em Educação Física (DES) da UFV defendida pelo pesquisador Hamilton Henrique Teixeira Reis, com orientação do Prof. Dr. João Carlos Bouzas Marins.

Os resultados mostraram que aqueles que consumiram doses controladas de bebidas energéticas antes da atividade física tiveram melhora no desempenho e menor sensação geral de esforço do que aqueles que ingeriram placebo, uma bebida descafeinada e carboidratada.

Ainda de acordo com a pesquisa, embora os participantes tenham consumido energético com e sem açúcar, a última versão foi considerada mais eficiente na avaliação geral dos resultados. A comparação foi feita 40 minutos após a ingestão das bebidas, que foram oferecidas em momentos diferentes.

Tudo graças à cafeína

Ainda de acordo com o estudo, o principal ativo responsável pela melhora no desempenho físico dos corredores foi a cafeína.

A substância –uma das mais consumidas no mundo–, é comumente usada como suplemento nutricional durante o exercício, sobretudo para retardar o desenvolvimento da fadiga, e está presente nas bebidas energéticas.

Para os testes, foram utilizadas dosagens de 3mg de cafeína por quilograma corporal de cada participante. Ainda de acordo com o prof. João, embora os resultados tenham sido positivos, é importante prestar atenção no consumo moderado

De acordo com o prof. João, embora os resultados tenham sido positivos, é importante prestar atenção no consumo moderado. “ Dosagens superiores a 6mg por quilo de peso corporal não são recomendadas por terem potencial efeito negativo, como dores de cabeça, tremores nas mãos e aceleração da frequência cardíaca. As quantidades de cafeína em uma lata de energético usualmente possuem margens seguras de consumo”.

Conheça a academia Bodytech de Ribeirão Preto. Conheça os planos de adesão. A bodytech fica no Shopping Iguatemi .

Novo Shopping 500
Tonin 500
Drogao 500×300
Gran Steak 500×300
%d blogueiros gostam disto: