Página Inicial Blog do Gabriel Mini guia do Campeonato Brasileiro – Parte 2: Flamengo e Palmeiras fortes na briga pelo título

Mini guia do Campeonato Brasileiro – Parte 2: Flamengo e Palmeiras fortes na briga pelo título

Escrito porGabriel de Faria 12 12America/Sao_Paulo Maio 12America/Sao_Paulo 2017
Dando continuidade ao post de quinta-feira, nessa publicação vamos concluir com a segunda parte o mini guia do Campeonato Brasileiro 2017, com a expectativa, pontos forte e fraco e o craque de cada equipe da competição. Para quem perdeu a primeira parte, basta clicar nesse link.
Flamengo

Ponto forte: O Flamengo fez algo que parecia impossível – manteve os jogadores da ótima campanha do ano passado, exceto uma ou outra peça -, e trouxe nomes para compor o elenco. Com o comando de Zé Ricardo e liderado dentro de campo por nomes como Guerrero, Diego e Arão, o Mengão continua forte em 2017.
Ponto fraco: Algo que preocupa muito o Flamengo é a falta de um estádio oficial. O clube manda os jogos no Maracanã e em outros estádios, e essa falta de uma casa fixa pode ser o ponto negativo do rubronegro.
Previsão: Briga por título
Craque: Diego

Fluminense

Ponto forte: Com algumas contrações não muito badaladas e outros jogadores remanescentes do ano passado, o Fluminense vem surpreendendo com o desempenho dentro de campo. E isso se deve a Abel Braga, que no começo do ano era tratado como uma incógnita pela imprensa. O comandante deu uma cara ao Flu, que vem jogando bem levando em consideração o pouco investimento da diretoria.
Ponto fraco: Assim como o rival Flamengo, o Fluminense pode ter problemas como mandante. No ano passado o time perdeu muitos pontos em casa, prejudicando a campanha no Brasileirão, e isso pode ser um problema novamente.
Previsão: Briga no meio da tabela
Craque: Gustavo Scarpa


Grêmio

Ponto forte: Não há como negar que Renato Gaúcho é o cara no Grêmio. Apesar de suas declarações polêmicas após a conquista da Copa do Brasil em 2016, o treinador deu uma cara tradicional ao Tricolor Gaúcho, e o estilo será mantido esse ano, pelo menos até o comandante continuar no cargo.
Ponto fraco: Contratações duvidosas foram feitas pelo Grêmio. Entre elas Léo Moura, Cortez e Jael, nomes que talvez estejam em nível de equipe que briga para não cair. Mesmo nem todos esses atletas serem titulares absolutos, um campeonato longo exige uma rotação de plantel, o que pode complicar.
Previsão: Briga por Libertadores
Craque: Luan

Palmeiras

Ponto forte: Ainda que não tenha mostrado todo o seu potencial, o elenco do Palmeiras é o melhor do Brasil. O alto investimento feito pelo patrocinador do Verdão coloca o time como principal favorito pelo bicampeonato. Outro fator é a volta de Cuca, apesar de muitas peças novas em relação ao elenco de 2016.
Ponto fraco: Com o forte elenco aparece os resultados (possivelmente), e vai chegar uma hora em que o time estará brigando pelo Nacional, Libertadores e Copa do Brasil, e a obsessão do clube pelo torneio continental pode atrapalhar a caminhada no Brasileirão.
Previsão: Briga por título
Craque: Dudu

Ponte Preta

Ponto forte: A Ponte Preta tem como trunfo o estádio Moisés Lucarelli. Lá, a Macaca foi dona da quarta melhor mandante do Brasileirão em 2016, e nessa temporada perdeu um de nove jogos jogando em casa pelo Campeonato Paulista.
Ponto fraco: Apesar de ter identificação com o clube, o técnico Gilson Kleina não fez boas campanhas nos últimos anos em que comandou equipes da Série A, tanto que na última temporada estava em um nível abaixo, dirigindo o Goiás.
Previsão: Briga pelo meio da tabela
Craque: Fernando Bob

 


 

Santos

Ponto forte: O Santos manteve a base dos últimos dois anos. Além disso, algumas peças importantes chegaram para fortalecer o grupo. Mesmo que o time ainda não tenha repetido o futebol vistoso da última temporada, a equipe comandada por Dorival Júnior ainda pode engrenar.
Ponto fraco: Apesar de não ser 100% comprovado e admitido pela diretoria, o ambiente interno do Peixe está rachado. Uns dizem que por conta de uma demissão na diretoria, outros que existe uma “panelinha” entre os jogadores mais renomados. O fato é que isso ainda não transpareceu para quem está de fora, mas se acontecer, é algo que vai atrapalhar.
Previsão: Briga pela Libertadores
Craque: Lucas Lima

Sport

Ponto forte: Aos poucos o Sport foi realizando boas contratações para a temporada, e manteve as melhores peças do ano passado, além de contar com nomes eternos no elenco, como Magrão e Durval. Aliando tudo isso ao poder do time em casa, o Sport pode surpreender na competição.
Ponto fraco: Apesar das boas contratações, ainda faltam peças para compor o elenco. Quem pode substituir Diego Souza e Rithely, por exemplo? Esse é um problema que Ney Franco terá que lidar durante o Campeonato Nacional nesse ano de 2017.
Previsão: Briga pelo meio da tabela
Craque: Diego Souza

São Paulo

Ponto forte: O São Paulo foi eliminado de três competições esse ano e conseguiu a proeza de ter apenas um campeonato para jogar entre maio e dezembro. E isso pode ser bom. Sempre ouvimos dos treinadores que o calendário atrapalha por não dar tempo para treinos, mas esse não será o caso do Tricolor, que poderá trabalhar “sossegado”, apesar da pressão que Rogério Ceni vem sofrendo por uma parte da imprensa.
Ponto fraco: Principal nome do São Paulo, o meia Cueva deixa o time melhor quando joga, e quando sai a equipe é outra. O São Paulo não tem um jogador que substitua o peruano à altura. Jucilei e Pratto vem bem, mas precisam de alguém para ligar a parte defensiva com o ataque quando Cueva estiver fora.
Previsão: Briga pela Libertadores
Craque: Cueva

Vasco

Ponto forte: Apesar de muitas críticas, o elenco do Vasco não é ruim como muitos dizem, pelo contrário. Martin Silva, Douglas, Nenê, Wagner e Luís Fabiano, por exemplo, são jogadores rodados e que podem carregar o Cruzmaltino a uma boa campanha.
Ponto fraco: São muitas interrogações, e a principal delas é no comando técnico. Milton Mendes, que tem até curso de técnico da UEFA, é uma incógnita. Em pouco tempo o técnico já mostrou ser linha dura e se envolveu em outra polêmica: assistiu a final do Campeonato Carioca na torcida do Flamengo.
Previsão: Briga pelo meio da tabela
Craque: Nenê

Vitória

Ponto forte: O Vitória sofreu muitas críticas por ter contratado jogadores veteranos. Apesar disso, o time deu conta do recado, e entre os 20 times da Série A teve o melhor aproveitamento de pontos. Apoiado nisso, o time baiano pode fazer boa campanha.
Ponto fraco: O comando técnico do Vitória também é uma incógnita. Mesmo com bons resultados, Argel Fucks foi demitido, e para seu lugar foi contratado o ídolo do clube Petckovic. O problema, além de ser anunciado em cima da hora, é que o sérvio não fez bons trabalhos no Criciúma e no Sampaio Correa, clubes que treinou anteriormente.
Previsão: Briga pelo meio da tabela
Craque: Kieza

PALPITES – Série A, B e C (1ª rodada)

Flamengo X Atlético Mineiro (sábado, 16h)
Corinthians X Chapecoense (sábado, 19h)
Fluminense X Santos (domingo, às 11h)
Palmeiras X Vasco (domingo, às 16h)
Cruzeiro X São Paulo (domingo, às 16h)
Bahia X Atlético-PR (domingo, às 16h)
Ponte Preta X Sport (domingo, às 16h)
Avaí X Vitória (domingo, às 16h)
Grêmio X Botafogo (domingo, às 19h)
Coritiba X Atlético-GO (segunda, às 20h)

CRB X Ceará (sexta, às 19h15)
Guarani X Brasil (sexta, às 20h30)
Juventude X Luverdense (sexta, às 20h30)
Náutico X América-MG (sexta, às 21h30)
ABC X Paraná (sábado, às 16h30)
Criciúma X Santa Cruz (sábado, às 16h30)
Londrina X Internacional (sábado, às 16h30)
Boa Esporte X Vila Nova (sábado, às 16h30)
Goiás X Figueirense (sábado, às 19h)
Paysandu X Oeste (sábado, às 21h)

Moto Club X Sampaio Correa
CSA X ASA
Botafogo-PB X Cuiabá
Remo X Fortaleza
Confiança X Salgueiro
Tombense X Tupi
Mogi Mirim X São Bento
Volta Redonda X Macaé
Bragantino X Botafogo
Ypiranga X Joinville