Página Inicial Botafogo SP Chance do Corinthians perder pontos é quase zero; Botafogo não entrará com ação no “caso Gabriel”

Chance do Corinthians perder pontos é quase zero; Botafogo não entrará com ação no “caso Gabriel”

Escrito porGabriel de Faria 27 27America/Sao_Paulo Fevereiro 27America/Sao_Paulo 2017

O Botafogo segue de olho nos desdobramentos da confusão feita pelo árbitro Thiago Duarte Peixoto no clássico entre Corinthians e Palmeiras, no qual o Timão venceu por 1 a 0 e teve o volante Gabriel expulso sem ter cometido falta no lance em que originou o segundo amarelo ao jogador.

Embora a possibilidade do Corinthians perder seis pontos tenha sido levantada, dificilmente isso deve ocorrer, já que, apesar da FIFA pedir a suspensão automática do jogo seguinte ao jogador expulso, o artigo 119 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) diz que a decisão do árbitro na súmula pode ser mudada dentro de um prazo de até três dias (Thiago Peixoto fez a retificação imediata, logo após a partida (veja na imagem abaixo).


A retificação feita por Thiago Duarte Peixoto está disponível no site da FPF (Federação Paulista de Futebol) e pode ser consultada nesse link.

A diretoria do Bota não deve entrar com qualquer ação contra o Corinthians pela utilização de Gabriel, e deve esperar apenas o posicionamento da Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo nos próximos dias.

Entenda o caso

Na última quarta-feira o árbitro Thiago Duarte Peixoto se confundiu em um lance na partida entre Corinthians e Palmeiras, aplicando o segundo cartão amarelo ao volante Gabriel em vez de Maycon, que cometeu a falta em cima do atacante Keno.

Depois de muita confusão, o jogo seguiu até o fim, com vitória de 1 a 0 a favor do Timão, que atuou com um jogador a menos. Peixoto admitiu o erro, retificando o ocorrido na súmula da partida. Com isso, Gabriel foi liberado pela FPF para a partida seguinte, contra o Mirassol.

Peixoto foi afastado de jogos oficiais por tempo indeterminado pela Federação Paulista por conta do equívoco no derbi paulista.

Artigo 119 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva

Artigo 119 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva

Foto destaque: Marcos Ribolli