Botafogo-SP e Vila Nova-GO já fizeram final de Campeonato Brasileiro

O Botafogo terá mais uma difícil missão pelo Campeonato Brasileiro da Série B. Após três vitórias consecutivas nas três partidas iniciais, o Pantera terá pela frente o Vila Nova-GO, pela 4° rodada da segunda divisão do futebol nacional. Alguns torcedores podem não se lembrar, mas a história registra dois duelos históricos entre as equipes: as finais do Campeonato Brasileiro de 1996.

Há 23 anos atrás, Botafogo e Vila Nova-GO se enfrentaram em dois jogos para decidir o campeão da Série C do Campeonato Brasileiro de 1996. Para muitos, chegar à final da competição foi uma surpresa ao Tricolor, que não queria disputar o campeonato, a CBF, porém, vetou a desistência do Pantera, que foi obrigado a participar da competição e, além do acesso à Série B de 1997, chegou até a grande final.

Casa Verde Sala

Naquele ano, o Pantera não jogou a Série C em seu estádio. Como não planejava disputar a competição nacional, e acreditava que a CBF acataria o pedido, a diretoria botafoguense decidiu por reformar o Estádio Santa Cruz. O pedido não foi atendido e o Pantera precisou disputar a competição jogando em outros estádios. O mais utilizado foi o Estádio Palma Travassos, casa do maior rival, o Comercial, e palco da grande final daquele ano.

Na primeira fase, tanto Vila Nova quanto Botafogo foram os líderes do seu grupo. A equipe goiana com 8 pontos, enquanto o Pantera fez 15 pontos. Para chegar até a final, o Tricolor eliminou Uberlândia-MG, Atlético Sorocaba-SP, Rio Branco-SP e Figueirense-SC. Já o Tigre passou por Gurupi-TO, Fluminense-BA, Nacional-AM e Porto-PE.

A primeira partida seria disputada em Goiânia. O primeiro jogo foi no dia 30 de novembro de 1996, e mais de 60 mil pessoas estavam presentes no Estádio Serra Dourada. O Vila na época era comandado por Roberval Davino, que 1 ano antes comandou o Pantera, e que atualmente é treinador do Comercial, rival do Tricolor. A partida terminou 2 X 1 para os donos da casa. Ryuler e Sabino marcaram os gols do Tigre, enquanto Gustavo descontou para o Pantera.

Na partida de volta, dia 8 de dezembro de 1996, no Estádio Palma Travassos, mais de 10 mil pessoas acompanhavam a partida. O Tricolor, comandado por Zé Mario Crispim, encheu os olhos do torcedor durante todo o campeonato, com vários jogadores da base, como Japinha e Lucas Severino, precisava vencer o Tigre para tirar a diferença do primeiro jogo e se sagrar campeão brasileiro. Mas o resultado foi longe do esperado. Nova vitória do Vila, por 1 X 0, outra vez com gol de Sabino.

A equipe do Botafogo que disputou esta segunda partida foi: Ricardo Gomes; Júlio César, Rogério, Givago e Rubens (Daniel); Gustavo, Douglas e Pichette (Nozé); Claudinho, Lucas e Adilson Balinha (Alex). O treinador era Zé Mario Crispim, que anos depois se tornou dirigente do próprio Pantera.

Após 23 anos desses jogos históricos, as equipes voltam a se enfrentar em Ribeirão Preto, no próximo sábado (18). O duelo será no Estádio Santa Cruz, às 19h.

Foto: Reprodução/Jornal do Meio Dia

Tonin 700
Drogao 500×300
Gran Steak 500×300
%d blogueiros gostam disto: