radio-wsports
Clique e ouça aqui!

Ciclofaixa é reaberta em Ribeirão para a alegria de quem curte pedalar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on skype

A Ciclofaixa de Lazer de Ribeirão Preto foi reaberta neste domingo, dia 6 de maio, com grande participação popular. Coordenado pela Federação Paulista de Ciclismo, o projeto foi retomado com a colaboração da iniciativa privada, que patrocinará os custos. O prefeito Duarte Nogueira, acompanhado dos secretários Ricardo Aguiar (Esportes), Edmilson Domingues (Turismo) e ciclistas que pedalam no local fez o percurso – entre os parques municipais Prefeito Luiz Roberto Jábali (Curupira) e Dr. Luis Carlos Raya – por três vezes. O projeto que tem adesão de ciclistas de todas as idades é aberto ao público aos domingos das 7h às 13h.

“Com a ciclofaixa, Ribeirão Preto fica mais bonita e organizada, opção de lazer às famílias da cidade. Por isso estamos investindo na melhoria da malha viária, na criação de mais ciclovias para melhorar a mobilidade urbana de Ribeirão Preto”, disse.

Gran Steak 500×300

A retomada da ciclofaixa, segundo o prefeito, demandava uma série de articulações. “Não só a mobilização dos patrocinadores, mas com a própria Federação Paulista de Ciclismo, a preparação, renovação de todos os equipamentos, os voluntários que se dispõem a fazer a parte de suporte e apoio durante as passagens, a organização da Transerp e agora a ciclofaixa continuará aberta sem mais interrupções”, comemorou o Duarte Nogueira.

Com relação a implantação de ciclovias nos principais corredores da cidade, o chefe do Executivo Municipal explicou que no novo Plano Diretor, especificamente na Lei de Mobilidade Urbana, as ciclovias serão incluídas no planejamento de expansão de Ribeirão Preto.

“A Prefeitura está incluindo, em todos os novos projetos, circuitos de ciclovias. E já começamos, agora em maio. Iremos inaugurar na avenida Carlos de Gasperi Consoni, com a ciclovia. A avenida Antonia Mugnatto Marincek que inauguraremos em dezembro, já terá ciclovia. E assim por diante, as novas vias da cidade serão planejadas com ciclovias. E aquelas que não têm por falta de planejamento no passado, iremos implantar no tempo devido”, explicou o prefeito.

Para o Secretário municipal de Esportes, a participação dos colaboradores é de suma importância na manutenção da Ciclofaixa. “É uma conquista para Ribeirão Preto. A ciclofaixa é um projeto de sucesso desde o início e não é só esporte e qualidade de vida, é também união da família. Aqui o pequeno vem com a bicicleta de rodinha, tira a rodinha e consegue praticar esporte com seu pai com seus irmãos. Portanto, um projeto de união familiar aliado ao desenvolvimento da qualidade de vida”, disse Ricardo Aguiar, ao afirmar que a ciclofaixa volta mais sólida e repaginada.

 

A Federação Paulista de Ciclismo ficará responsável em manter o projeto e a manutenção  será custeada 100% pela iniciativa privada. A segurança dos ciclistas continuará sendo realizada com interdições ao longo do trajeto. Além disso, o projeto mantém a locação de bicicletas para os usuários nos dois parques, bem como ponto de água no meio do percurso, através do Daerp (Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto).

A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Ribeirão Preto, através da Secretaria Municipal de Esportes e da Transerp, e Federação Paulista de Ciclismo. A Ciclofaixa de Lazer conta ainda com patrocinadores, co-patrocinadores e apoiadores.

Fotos FL Piton

Leia Mais

W Sports