Com base campeã mundial, Corinthians domina a Seleção de 2013

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on skype

 

Letícia Denadai,
especial para o site da FPF*


Após conquistar o mundo no final de 2012, o Corinthians manteve a rotina de títulos e venceu o Campeonato Paulista de 2013, diante do Santos. Além da 27ª conquista estadual de sua história do clube, seis jogadores do elenco corintianos formaram a base da Seleção do Paulistão.

Os comandados de Tite terminaram a primeira fase em quinto, com 35 pontos. Nas quartas de final, o Corinthians passou pela Ponte Preta em goleada por 4 a 0. Já nas semifinais, eliminou o São Paulo nos pênaltis, após empate sem gols no tempo regulamentar.

A final foi contra o Santos, tricampeão seguido. No primeiro encontro, o Alvinegro venceu por 2 a 1,  e o empate por 1 a 1 no jogo de volta, confirmou a taça aos corintianos. Na lista dos melhores, o campeão teve seis jogadores escolhidos: o lateral direito Alessandro, o zagueiro Gil, os meio-campistas Paulinho, Ralf e Danilo, além do atacante Paolo Guerrero.

Outro finalista, o Santos terminou a primeira fase em terceiro, com 39 pontos. Logo nas quartas de final, teve um clássico contra o Palmeiras, que terminou em 1 a 1, mas a equipe de Muricy Ramalho avançou nos pênaltis. Na semifinal, mais uma disputa sendo decidida em penais: após empate por 1 a 1 com o Mogi Mirim, a vaga veio após vitória por 5 a 4. Na seleção do torneio, o goleiro Rafael e o atacante Neymar representaram o vice-campeão. Neymar ainda foi eleito o craque do campeonato pela quarta vez consecutiva.

São Paulo, Ponte Preta e Penapolense enviaram um jogador cada para a lista do “time ideal”. O Tricolor, dono da melhor campanha na primeira fase, com 41 pontos, teve o meia Jadson na lista. A Ponte Preta, campeã do Troféu do Interior, teve como escolhido o zagueiro Cléber. Já a Penapolense, eliminada nas quartas de final, teve o lateral esquerdo Rodrigo Biro como o melhor da posição.

Para comandar a seleção, Dado Cavalcante, do Mogi Mirim, foi escolhido como melhor técnico do campeonato. Sua equipe terminou a primeira fase na segunda colocação, com 39 pontos, e com o melhor. Nas quartas de final, passou pelo Botafogo após golear por 6 a 0, mas caiu nos pênaltis para o Santos na semifinal. No ano anterior, a equipe também teve um representante na lista: tratava-se do atacante Hernane, que foi o vice-artilheiro do campeonato.

Confira a lista da Seleção do Campeonato Paulista de 2013:
Goleiro:
 Rafael (Santos);
Laterais: Alessandro (Corinthians) e Rodrigo Biro (Penapolense);
Zagueiros: Gil (Corinthians) e Cleber (Ponte Preta);
Meias: Ralf (Corinthians), Paulinho (Corinthians), Jadson (São Paulo) e Danilo (Corinthians);
Atacantes: Neymar (Santos) e Guerrero (Corinthians).
Técnico: Dado Cavalcante (Mogi Mirim).

Artilheiro: William (Ponte Preta) – 11 gols
Craque do Campeonato: Neymar (Santos).

Foto: Leonardo Britos/ FPF
Sob supervisão de Luiz Minici*

Leia Mais

W Sports
Espaço Publicitario