Conheça os principais tipos de fobia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on skype

Fobia e medo são duas coisas diferentes. O medo é uma emoção natural e, dependendo da situação, benéfica. Já, a fobia tem um caráter mais incapacitante, sendo um medo exagerado. Inclusive, nos casos mais graves, a fobia pode comprometer a vida profissional e social do paciente.

Principais tipos de fobia

  • Agorafobia

É um dos tipos mais graves. É caracterizada pela incapacidade de permanecer em espaços fechados ou abertos, como elevadores ou ônibus, sendo associada a síndrome do pânico. É um distúrbio de ansiedade, na qual a pessoa deseja evitar de qualquer forma passar por uma situação específica.

  • Fobia social

Não deve ser confundida com a anterior, visto que neste caso existe um medo exagerado de interagir com outras pessoas por causa do temor de ser humilhado ou envergonhado. O paciente pode sentir dificuldade para respirar, tremores, suores, boca seca, dentre outros sintomas, que podem ser causados pela ansiedade, sensação de inferioridade e baixa autoestima.

  • Amaxofobia

Leia Também:

Risco de problemas de ereção pode ser triplicado após infecção pela Covid-19

Perguntas e respostas sobre os anticoncepcionais

Tabu por terapia aumenta a incidência de suicídios entre homens

Outro tipo de fobia comum é aquela que causa um medo exagerado de dirigir ou estar dentro de um veículo. Ela pode comprometer alguns aspectos da vida da pessoa, visto que a impedirá de fazer algumas atividades básicas, mas não é tão grave quanto as citadas acima.

  • Claustrofobia

É o medo exagerado de permanecer em ambientes fechados, como um elevador. Os pacientes sentem ansiedade, visto que para eles o ambiente em que estão tende a ficar menor. Pode estar relacionada a algum trauma de infância.

  • Fobia de animais

Algumas pessoas tem fobia de aranhas, outras de cachorros, outras de pombos, dentre outros animais. Importante lembrar que o medo ou nojo de animais, como baratas e ratos, não é a mesma coisa.

Para exemplificar a diferença, há pessoas que não gostam de caminhar nas ruas por fobia de que os pombos podem passar por cima de suas cabeças. Dessa forma, é um medo incapacitante, que impede a pessoa de caminhar na rua.

Brasil 123

Leia Mais

W Sports
Espaço Publicitario