radio-wsports
Clique e ouça aqui!

Daniel Dias faz história nos Jogos Paralímpicos Rio 2016

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on skype

Brasileiro chega a 24 pódios e ultrapassa australiano como maior medalhista de todos os tempos na natação Paralímpica

Daniel Dias: o atleta mais vencedor da história da natação Paralímpica (Foto: MPIX/CPB/Cezar Loureiro)

Bodytech 300X200

Daniel Dias é o atleta mais vitorioso da história da natação Paralímpica. A marca foi atingida neste sábado (17), com as duas medalhas conquistadas no Estádio Aquático Olímpico: ouro nos 100m livres S5, bronze no revezamento 4x100m medley. Com 24 medalhas no currículo, o brasileiro superou o australiano Matthew Cowdrey, até então o recordista.

Entenda a classificação dos atletas Paralímpicos no Rio 2016

A 23ª medalha veio com sobras. Daniel começou bem a prova dos 100m livre S5 e deixou os concorrentes para trás desde o início, mostrando que não abriria mão da conquista. Ele registrou o tempo de 1min10s11, contra 1min14s55 de Roy Perkins, dos Estados Unidos. O bronze foi para o britânico Andrew Mullen, com 1min15s93. O brasileiro Clodoaldo Silva ficou em oitavo, com 1min20s80, e assim se despediu dos Jogos Paralímpicos.

Chorando, Clodoaldo fala sobre a prova que foi a última dele em “Lágrimas de felicidade”

Confira os resultados do dia na natação

O revezamento, que rendeu o 24º pódio a Daniel Dias, foi bem mais complicado e, consequentemente, mais emocionante. O Brasil nadou longe dos líderes até Phelipe Rodrigues cair na piscina. Com um tempo excelente, quase 5 segundos abaixo do segundo nadador mais rápido, ele encurtou a diferença para os concorrentes e conseguiu bater à frente da equipe da Austrália, quarta colocada. Além de Phelipe e Daniel, Ruan de Souza e André Brasil levam o bronze na prova.

Com as duas conquistas deste sábado, Daniel Dias tem agora 14 medalhas de ouro, 7 de prata e 3 de bronze em Jogos Paralímpicos, enquanto Matthew Cowdrey tem 13 de ouro, 7 de prata e 3 de bronze. No Rio 2016, o nadador brasileiro subiu ao pódio 9 vezes: 4 medalhas de ouro, 3 de prata e 2 de bronze.

Teve mais bronze

O Brasil ainda subiu mais uma vez ao pódio na natação neste sábado. Joana Neves ficou em terceiro lugar nos 100m livre femininos classe S5 e, assim, conquistou o bronze. É a terceira medalha da brasileira, que no Rio 2016 já tinha conquistado duas pratas.

Joana fechou a prova em 1min23s21 e viu a medalha de ouro ficar com a chinesa Li Zhang: 1min18s85. Teresa Perales, da Espanha, ganhou a medalha de prata com o tempo de 1min20s47.

Foto: Rio 2016
Fonte: Rio 2016

[widgets_on_pages id=”mais futebol”]

Leia Mais

W Sports