Dica Bodytech – Bons motivos para você começar a nadar em 2020

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on skype

 

A importância de manter-se ativo em qualquer fase da vida não é mais discussão. Mas por que escolher a natação? A água possui propriedades físicas bem particulares. Só de estar no meio líquido, nosso corpo experimenta uma sensação quase imediata de relaxamento, que proporciona um efeito “massageador”. É uma delícia estar dentro d’água, nos permitindo ainda dar uma pausa na correria do dia a dia e estar imerso neste ambiente acolhedor.

Coxilha dos Pampas 300X200

As propriedades físicas da natação também podem ser um grande estímulo para quem busca uma atividade mais leve por conta de alguma lesão ou limitação. Dentro da piscina, a água exerce uma força vertical de baixo para cima, que age no sentido contrário à força da gravidade, assim, o peso do corpo fica bem reduzido dentro da água, o que minimiza muito o impacto sobre as articulações, e consequentemente, as chances de lesões. Por isso, a natação se torna um esporte fantástico na medida em que, mesmo com baixo impacto, se consegue gerar sobrecarga no treino, tanto cardiovascular quanto a nível musculoesquelético. Além disso, com o efeito da gravidade reduzido, o sangue volta para o coração com menor esforço, logo, o coração não precisa bater tantas vezes, tanto em repouso quanto durante o exercício.

Além de todas essas vantagens, existe também um ponto muito importante: o Brasil possui 7.367km de litoral, além de muitos rios e lagos. A prática da natação orientada também é uma questão de saúde pública. Segundo dados da SOBRASA (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático) de 2019, 16 brasileiros morrem afogados diariamente, sendo que quando se trata do público adulto, a maioria desses eventos ocorre em águas naturais, como rios, represas e praias.

Ter autonomia aquática é um grande facilitador para quem deseja curtir as férias em família com prazer e segurança, estando no Brasil – com tantas cidades litorâneas e destinos de ecoturismo – ou em qualquer outro lugar do mundo. Quem não quer relaxar nas férias?

Ainda está na dúvida? Agende uma aula experimental, converse com o professor. Você verá que a natação não é um bicho de 7 cabeças mesmo que não saiba nadar, pelo contrário, é uma atividade relativamente simples, e com a supervisão de um profissional qualificado você poderá tirar o melhor proveito desse esporte.

Leia Mais

%d blogueiros gostam disto: