Dica Bodytech – Como cuidar do cabelo neste finalzinho de inverno

A chegada do friozinho é comemorada por uns e temida por outros, mas o fato é que toda mudança de estação exige alguns cuidados específicos, e com o cabelo não seria diferente. No inverno, a umidade e o vento podem ser grandes vilões para os nossos fios, além disso, por conta da temperatura mais baixa, surge a necessidade de usar o secador com mais frequência e tomar banhos mais quentes, o que pode ocasionar ressecamento e frizz. Para driblar o estrago, confira algumas dicas para cuidar dos fios nessa época.

O principal perigo dessa estação é a temperatura da água no chuveiro. Tomar um banho bem quentinho para fugir do frio por alguns minutos pode até ser bem gostoso, mas não é a melhor coisa que você pode fazer pelo seu cabelo. Segundo a dermatologista Fernanda Bortolozo, da clínica Leger, a água “pelando”, em contato com o couro cabeludo, faz com que a cutícula se abra e essa agressão provoca a perda do brilho e a sedosidade dos fios.

Tonin 500

Por conta disso, alguns produtos podem ser os grandes aliados dessa estação. Aposte naqueles que selam (fecham) a cutícula e que hidratam o fio do cabelo, como condicionadores e leave-ins. Fique atento, caso você já tenha um quadro de dermatite atópica ou seborreica, o cuidado tem que ser redobrado! É preciso hidratar e selar a cutícula constantemente para que ela não fique exposta e se danifique.

Deixar os cabelos secarem naturalmente pode não ser a melhor opção, tanto pelo incômodo de sentir os fios molhados, quanto por deixar que eles sejam expostos ao vento na rua. Por isso, é comum que as pessoas recorram ao secador de cabelo. Para impedir que esse hábito estrague seus fios, é interessante que você invista em um protetor térmico, que vai evitar a quebra do fio e proteger a cutícula.

Uma dica importante é: não deixe de lavar o cabelo. Pode até ser tentador pular a lavagem dos fios no inverno para se poupar do trabalhão da secagem, mas não é o ideal. A higienização capilar é fundamental para garantir brilho e saúde dos fios, por isso, lave como de costume. A atenção especial se deve ao tipo do seu cabelo, então procure utilizar produtos próprios para ele e siga um cronograma que esteja de acordo com essa especificidade. Cabelos mais oleosos requerem uma lavagem mais frequente. Já as pessoas que tem o cabelo mais seco podem ficar alguns dias a mais sem lavar. 

É preciso ter em mente também que o cuidado começa de dentro para fora. A nutróloga Nívea Bordin, explica como uma alimentação saudável pode favorecer também os cabelos. 

“A preocupação com a alimentação reflete diretamente no cabelo, mas vai além de somente ingerir alimentos que são ricos em vitaminas. É essencial também avaliar se o intestino está funcionando direitinho, uma flora bacteriana preservada é importantíssima para a produção de vitaminas do complexo B e para uma boa absorção dos nutrientes que irão garantir a saúde dos fios”

Alguns bons alimentos para reforçar o consumo nessa época são: espinafre, amêndoas, abacate, ovos, carne. Sempre que possível, evite os alimentos industrializados.

Conheça a academia Bodytech Ribeirão no Shopping Iguatemi. 

Tonin 700
Drogao 500×300
Gran Steak 500×300
%d blogueiros gostam disto: