Dica Bodytech – Diabetes, é preciso conhecer bem este inimigo silencioso

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no skype

De acordo com Ministério da Saúde, entre 2006 e 2016, o número de brasileiros diabéticos aumentou em 61,8%. A diabetes é uma doença crônica que exige cuidados por toda a vida. Na prática, ela afeta o modo como o corpo usa o açúcar dos alimentos. Em geral, o alimento é quebrado em glicose, uma forma de açúcar, que então passa para a corrente sanguínea, onde é usada pelas células para várias funções como crescimento e energia. Para a glicose atingir as células, entretanto, é necessário haver insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas.

A diabetes ocorre quando a insulina não consegue exercer a sua função. Na diabetes tipo 1, o organismo produz anticorpos contra o pâncreas que para de produzir insulina. Já nos pacientes com diabetes 2, existem dois problemas: resistência à ação da insulina, quando as células respondem cada vez menos a esse hormônio, e ao longo do tempo, também pode ocorrer produção deficiente de insulina pelo pâncreas.

Bodytech 300X200

Nos dois tipos de diabetes o resultado é o mesmo: a glicose se acumula no sangue sem cumprir seu papel de fonte principal de energia do corpo e esse acúmulo gera consequências em vários órgãos.
A diabetes é a principal causa de insuficiência renal, amputações de membros e cegueira precoce em adultos. Pessoas com diabetes também têm maior probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares.

Porém, se a pessoa tem acompanhamento médico regular, segue as instruções do profissional de saúde e se compromete com as mudanças, pode sim ser feliz e encontrar um equilíbrio mesmo após o diagnóstico de diabetes.

Por Priscilla Martins, endocrinologista

Leia Mais