Dica Bodytech – Você já ouvir falar em Ayurveda ? O equilíbrio que seu corpo precisa !

Você já ouvir falar em biotipo do Ayurveda ?  O Ayurveda nos fornece um sistema organizado e estruturado para diagnosticar e tratar cada ser humano como único. Mas como não podemos estudar bilhões de biotipos diferentes?

Para efeitos didáticos, o Ayurveda direciona os estudos para análise daqueles que têm o predomínio de um dosha (Vata, Pitta ou Kapha), daqueles que têm dois desses doshas dominantes (Vata – Pitta, Vata – Kapha, Pitta -Kapha) e daqueles que têm os três doshas aproximadamente no mesmo nível (Vata – Pitta – Kapha).

Casa Verde Sala

É importante lembrar que isso serve apenas como uma referência didática e que uma série de fatores são levados em consideração para uma análise individual.

Dosha significa aquilo que deteriora, ou seja, no Ayurveda, toda doença se origina pelo desequilíbrio das funções de Vata, Pitta e Kapha. Os fatores que agravam os doshas são os genéticos, emocional/mental, estilo de vida, alimentação e ambiente.

Mas os doshas têm também uma importância positiva no corpo, pois quando em equilíbrio, eles servem para sustentar todos os tecidos e funções orgânicas.

Vata, Pitta e Kapha correspondem aos elementos éter, terra, ar, fogo e água. Eles são aspectos ativos ou móveis desses cinco elementos. Desenvolvem os potenciais biológicos inerentes aos elementos, servindo de base ao funcionamento dos órgãos dos sentidos e órgãos da ação, que adquirem forma e função através deles.

Quando os elementos terra e água se unem, formam a energia Kapha; quando os elementos água e fogo se unem formam a energia Pitta; quando os elementos ar e éter se unem formam a energia Vata.

Vata

É a força primária do sistema nervoso. Ele governa nosso equilíbrio sensorial e mental, nossa orientação sensorial e motora e promove compreensão. É a força vital básica que prove principalmente a respiração… A força que traz energia para o corpo inteiro.

Seguem algumas características daqueles que têm predomínio da energia Vata:

– Leveza e estrutura esguia;

– Energia mental e física;

– Explosões repentinas;

– Tem fome a qualquer hora do dia;

– Sono leve;

– Insônia;

– Gosta de animação e mudanças;

– Fome e digestão irregulares;

– Anda com passos rápidos;

– Reage ao mundo pelo tato;

– Pele seca.

As doenças mais comuns do tipo Vata são a ansiedade excessiva, as doenças do sistema nervoso e osteoarticulares.

Pitta 

É responsável por todas as transformações químicas e metabólicas no corpo. Governa nossa digestão mental, nossa capacidade de percepção da realidade e de entendimentos das coisas tal como elas são. Provém principalmente do nosso poder de digerir os alimentos. Ela é responsável pelo nosso metabolismo.

Algumas características de quem tem predominância na energia Pitta:

– Gosta de desafios;

– Comportamento empreendedor;

– Inteligência aguçada;

– Aversão ao sol e ao calor;

– Pele clara, rosada e frequentemente sardenta;

– Calorosos e ardentes quando equilibrados;

– Reage ao mundo visualmente;

– Tendência à raiva e à irritabilidade.

Kapha

Promove nutrição e o suporte, a estrutura e a massa dos tecidos corporais. Kapha promove também o suporte emocional na vida e rege os aspectos emocionais positivos tais como o amor, a paciência e o perdão. Serve como veículo, recipiente ou substrato as outras duas energias.

Algumas características predominantes de Kapha:

– Constituição forte e sólida;

– Grande energia e resistência física;

– Personalidade calma e tranquila;

– Pele fria, grossa, pálida e geralmente oleosa;

– Tendência à obesidade;

– Tendência à possessividade;

– Acorda vagarosamente, fica na cama muito tempo;

– Busca consolo emocional nos alimentos;

-Andar leve mesmo com excesso de peso.

As doenças mais comuns do tipo Kapha são a obesidade, colesterol elevado, problemas respiratórios com muco, depressão, diabetes e obesidade.

Quando a pessoa possui predomínio de duas dessas energias, há uma mescla de qualidades ou o predomínio de cada uma de acordo com os fatores internos e externos.

Essas mesmas energias existem e podem acumular dentro de nós. E os fatores que produzem o acúmulo dessas energias são classificados de acordo com o desequilíbrio das emoções, alimentação, estilo de vida e ambiente.

De acordo com esses fatores, acumula-se Vata, Pitta e Kapha. E esse acúmulo faz o organismo perder a capacidade de se autorregular, gerando doenças na natureza física, psicológica ou social.

Então a abordagem que um médico Ayurvédico faz é definir o dosha ou os doshas que estão em desequilíbrio naquele momento, a fim de corrigi-los. Define a patologia original da pessoa e propõe um programa de tratamento que restitua o equilíbrio original.

O Ayurveda faz o trabalho preventivo da doença, pois pode existir um desequilíbrio energético sem que ela tenha se manifestado. E, após a avaliação, a manutenção da saúde, os métodos de rejuvenescimento ou cura das doenças, passa-se o programa de tratamento.

Nós reconhecemos que a saúde é dissociada daquilo que comemos, daquilo que fazemos e daquilo que pensamos. O Ayurveda fornece um sistema de compreensão das energias e qualidades postas em movimento pelas nossas atividades cotidianas, a fim de usá-las para neutralizar ou impedir certos desequilíbrios que causam doenças.

A academia Bodytech fica no Shopping Iguatemi em Ribeirão Preto. Aproveite os planos promocionais da melhor academia de Ribeirão Preto.

Conteúdo e Foto – Academia Bodytech

Tonin 700
Drogao 500×300
Gran Steak 500×300
%d blogueiros gostam disto: