Dica Unimed Ribeirão – Controle o estresse para viver melhor

Segundo dados publicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o estresse já atinge 90% da população mundial. É um número preocupante, uma vez que ele desencadeia uma série de complicações à saúde. Por isso, identificar os sintomas ajuda você a procurar o tratamento adequado para ter mais qualidade de vida.

O estresse é uma reação natural do corpo ao ambiente em que a pessoa vive, interferindo e provocando situações que estão fora do seu controle. O estresse não está associado a uma patologia médica, mas queé importante identificar as causas para saber como ele se manifesta e quais hábitos devem ser evitados.

Os distúrbios e reações aparecem com mais frequência quando você precisa enfrentar ocorrências que provocam grande desgaste físico ou emocional. Aos poucos, os sinais dessa reação desgastante vão surgindo e é preciso estar muito atento a isso.

Conheça alguns sintomas típicos provocados pelo estresse.

Associados a fatores emocionais:
– Ansiedade, angústia, nervosismo, preocupação em excesso.
– Irritação, medo, impaciência.
– Problemas de concentração e de memória.
– Desorganização, dificuldade em tomar decisões.
– Cometer mais erros que o habitual, esquecimentos.
– Sensação de perda do controle.

Associados a fatores físicos:
– Problemas cardíacos e gastrointestinais.
– Facilidade em ficar doente.
– Alergias, asma, insônia.
– Tensão muscular, mãos frias e suadas.
– Dor de cabeça ou enxaqueca, problemas de pele e dores no pescoço.
– Queda de cabelo anormal.

Notou se você tem algum dos sintomas acima? Caso a resposta seja sim, é essencial buscar ajuda psicológica para combater a doença, pois esse profissional está apto a oferecer o tratamento mais adequado. Ele fará uma análise detalhada do caso para descobrir o que provoca essa reação. 

vida agitada eleva o nível de estresse, colaborando para o aumento dos casos de distúrbios, como ansiedade, depressão e síndrome do pânico. Adequar o estilo de vida, além de adotar uma mudança de alguns hábitos é essencial para combater o estresse.

Um dos males mais preocupantes provocados pelo estresse é a síndrome Burnout, um esgotamento físico e mental ligado diretamente às atividades profissionais, que foi caracterizado como uma síndrome depressiva. Vale reforçar que uma pessoa estressada não consegue se relacionar bem com outras pessoas.

A frustração de não ser capaz de lidar com situações cotidianas acaba moldando a personalidade de quem sofre de estresse. E isso reflete na qualidade de vida, trazendo graves consequências, como envelhecimento precoce, perde o apetite (alimentar e sexual), falta de foco e baixo rendimento.

Aprenda a lidar melhor com o estresse.

– Pratique atividades físicas.
– Tenha uma dieta balanceada.
– Durma bem.
– Reduza o uso do celular.
– Pratique ioga.
– Exercite sua respiração.
– Melhore sua relação com familiares e amigos.

É importante ainda refletir sobre as situações que estão causando o estresse e analisar o que possa ser feito para contornar esse problema. Não tente resolver tudo sozinho, busque o apoio de pessoas próximas.

Assim você vai tirar o excesso de peso das suas obrigações e poderá melhorar significativamente seu desempenho, além da qualidade de vida, é claro. AUnimed é sua aliada na busca por uma vida mais saudável e equilibrada, sem estresse.




 
 
 

Leia Mais

W Sports
Espaço Publicitario