Dicas Bodytech – Musculação atrapalha ou ajuda emagrecer ?

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on skype

“Vou começar fazendo aeróbico para depois começar a musculação.” Escuto essa frase com frequência de pacientes que pretendem emagrecer. Sabia que essa estratégia pode não ser a melhor opção? Quem não tem dúvida de qual o melhor tipo de exercício físico para melhorar os seus resultados, não é mesmo? E muitas pessoas ainda acreditam que a musculação “atrapalha” o processo de emagrecimento, pois embora haja uma perda de % de gordura, há também um aumento da massa magra (massa muscular) e, consequente, pode não apresentar uma grande perda de peso na balança. Mas isso é um grande engano.

Veja alguns motivos para incluir a musculação na sua rotina:

Coxilha dos Pampas 300X200

Exercícios de força ajudam a desenvolver massa muscular. Esta, por sua vez, promove um aumento do ritmo metabólico. Um metabolismo mais elevado equivale a mais queima de gordura e perda de peso;

Dificulta o reganho de peso após o processo de emagrecimento, também por aumentar o metabolismo;

Fortalece as articulações, principalmente depois dos 30 anos, quando começamos a perder massa muscular e leva a diminuição do equilíbrio e da coordenação motora;

Curta nossa página e rebeba muitas noticias de saúde. Facebook.com/wsportsnews

Os músculos protegem os ossos. Quando nossa musculatura está em forma e tonificada, as chances de fratura óssea são menores;

Diminui o risco de doenças cardíacas, diabetes, síndrome metabólica entre outros benefícios. E se não bastasse, um estudo recente da Universidade de Sidney, avaliando mais de 80 mil indivíduos, concluiu que aqueles que costumam fazer atividades físicas focadas nos músculos apresentam 23% menos risco de morrer cedo por qualquer causa, e 31% menos risco de morrer por câncer.

E quando falamos de atividades focadas nos músculos, não estamos apenas falando de musculação com aparelhos. O estudo ressalta que os benefícios dos exercícios para a saúde incluem os exercícios que usam apenas o peso do corpo, como os praticados no treino funcional.

Mas lembre-se: se você não tem hábito de exercitar-se regularmente, procure um médico e siga as orientações de um profissional de educação física para a execução correta dos movimentos e prevenção de lesões.

A academia Bodytech Ribeirão Preto está entre as melhores do interior de São Paulo. Faça uma visita e conheça as instalações da academia que fica no shopping Iguatemi Ribeirão.

*Por Priscilla Martins, endocrinologista

Leia Mais

%d blogueiros gostam disto: