Dicas para controlar a ansiedade

A ansiedade é um estado caracterizado por medo, apreensão, mal-estar, desconforto, insegurança, estranheza do ambiente ou de si mesmo e, muito frequentemente, pela sensação de que algo desagradável está para acontecer.

Trata-se de um estado anímico de nervosismo que, se não for controlado, pode afetar muito a qualidade de vida, com um impacto negativo tanto nos aspectos físicos como nos sociais e psicológicos.

A ansiedade é um transtorno psicológico que afeta cada vez mais pessoas, especialmente aquelas que moram em países desenvolvidos onde o estilo de vida é, geralmente, mais agitado.

Existem diversos níveis de ansiedade. Pode-se utilizar o termo “ansiedade” para desde um simples desconforto diário, até uma condição médica bastante séria. Por isso é importante entender melhor sobre esse problema. Dependendo da intensidade da ansiedade, além dos medicamentos convencionais, existem algumas alternativas naturais que podem nos ajudar, além de uma série de comportamentos e dicas que podemos utilizar:

> Receba as notícias de saúde e beleza em primeira mão. Curta a página Wsports no Facebook

– Pratique exercícios físicos: Praticar exercícios físicos ajuda a lidar com estados de ansiedade porque eleva a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer. A caminhada, além de ser um exercício para o corpo, também pode ser aproveitado para trabalhar a mente, sob a forma da meditação ativa. Quando você anda, pensa com mais clareza.

– Tenha tempo para você: Reserve espaço na correria diária para fazer o que você realmente gosta e se dedique mais a essas atividades. Pense nos seus projetos pessoais e se programe para realizá-los. Não importa o quão corrida seja sua rotina, sempre haverá pelo menos alguns minutos para você.

– Reduza o estresse: Pessoas com tendência à ansiedade precisam reduzir o seu estresse diário. Para as pessoas estressadas é recomendado sessões de massagem e acupuntura regulares, além de ioga e meditação. A ioga oferece ao praticante a possibilidade de aprender a controlar sua mente e seu corpo. Este controle, que é obtido através de uma combinação de técnicas respiratórias, corporais e de meditação. Tem como resultados o aumento da flexibilidade, fortalecimento dos músculos, aumento de vitalidade e maior controle sobre o estresse.

– Organize-se: Organize-se fazendo uma agenda semanal de tarefas, anotando o tempo necessário para cumprir cada item e mantenha um tempo para resolver imprevistos, isso impede que a rotina se embole demais e que fiquem muitas coisas ao mesmo tempo em sua cabeça!

– Controle sua respiração: Para reduzir as reações do sistema nervoso autônomo, devemos fazer o controle da respiração. Isto pode ser feito compassando a respiração e inspirando lentamente pelo nariz, com a boca fechada. Ao inspirar deixar o abdome expandir-se, ou seja, estufar a barriga e não o peito. Depois, expirar lentamente, expelindo o ar pela boca. Isto pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora. O relaxamento combinado com a respiração diafragmática, certamente, reduzirá a respiração ofegante, a taquicardia e o tremor. Parece muito simples, mas funciona mesmo!

– Faça uma planilha de gastos: Pra começar, anote seus gastos fixos, reservando 10% dos seus ganhos para emergências, e descubra quanto sobra para comprinhas. Evite entrar no crediário porque as parcelas baixinhas acabam sendo uma armadilha. Se for difícil resistir diante de uma vitrine, deixe o cartão e o talão de cheques.

Fonte: Beleza e Saúde

Leia Mais

W Sports

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Espaço Publicitario