O autobronzeador é uma ótima opção para as branquinhas que não tem tempo de pegar sol e para as alérgicas ou hipersensíveis ao sol. Eles são uma saída saudável para quem quer ficar com uma corzinha mais bronzeada. O método é seguro e eficaz e não prejudica a saúde da pele.
A maior parte dos autobronzeadores contém como princípio ativo a dihidroxiacetona (DHA). Essa substância reage com as proteínas da camada superficial da pele, resultando na produção de pigmentos conhecidos por melanoidinas. Esse pigmento é o responsável pelo tom dourado, similar à cor produzida pela exposição ao sol.
Entretanto, diferente da melanina, pigmento natural da pele, as melanoidinas não protegem suficientemente contra a radiação UV. O uso de autobronzeadores, portanto, não dispensa o uso de filtros solares. O autobronzeador em contato com a pele funciona como uma espécie de maquiagem, sem interferir na melanina e sem provocar danos ao DNA celular.
Como usar o autobronzeador?
- Primeiramente faça uma esfoliação corporal. Essa esfoliação remove as células mortas e ajuda a garantir a uniformidade da pele para receber o autobronzeador. Capriche em cotovelos, joelhos, tornozelos e pés, pois normalmente são mais ásperos e tendem a acumular mais o creme (passe menos autobronzeador neles).
- Seque bem a pele antes de espalhar o produto. Partes úmidas do corpo podem causar irregularidade na absorção e, consequentemente, aparecerão manchas.
- Para facilitar a aplicação, passe um hidratante corporal. Em seguida, passe o autobronzeador e espalhe bem. Lave as mãos logo em seguida.
- Aguarde alguns minutos (conforme orientação da embalagem do produto) antes de se vestir. Evite roupas justas, pois elas também podem causar manchas na pele.
- A coloração bronze começa a aparecer logo após as primeiras duas horas, mas atinge o seu pico máximo em 24 horas.
- O ideal é uma aplicação diária após o banho, até atingir o bronzeado desejado. Após esse período, a manutenção pode ser feita apenas duas vezes por semana.
- Sempre hidrate sua pele! Quanto mais hidratada ficar a pele depois da aplicação do autobronzeador, mais duradouro vai ser o bronzeado, pois impede a descamação que começa a ocorrer depois do quarto dia após a aplicação.
- Caso seu autobronzeador não seja específico para o rosto, você pode aplicar uma maquiagem com efeito bronzeado.
Fonte: Beleza & Saúde