É preciso mais que escovar os dentes para ter um sorriso bonito e saudável

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on skype

A boa higiene bucal mantém o hálito puro, o sorriso saudável e bonito e favorece que os dentes fiquem limpos e livres de resíduos alimentares. Além disso, o hábito previne o surgimento de várias doenças que são dependentes da placa bacteriana, como cárie e periodontite – esta última caracterizada por um conjunto de condições inflamatórias que começa afetando as gengivas e pode levar, com o tempo, à perda dos tecidos de suporte dos dentes. Para manter tudo em ordem dentro da boca é preciso mais que a escovação diária. É fundamental, também, usar fio dental e cuidar da língua.

“A rotina de uma boa higiene bucal começa, sim, pela escovação, que deve ser feita sempre após as refeições, pelo menos três vezes ao dia. Mas o fio dental também deve ser usado nesta mesma frequência. E ele é tão importante quanto a escova, pois limpará, justamente, onde ela não alcançou”, explica a dentista Mirela Kolbe. A especialista afirma que a higiene da boca não se resume aos dentes. “É preciso dedicar uma atenção especial à língua, limpando-a com a escova ou com um limpador próprio. Esses hábitos simples garantirão um sorriso saudável e um hálito puro”, diz.

Bodytech 300X200

Outro alerta de Mirela Kolbe é nunca se esquecer de escovar os dentes antes de dormir. “Essa é a hora mais importante de todas. A saliva é um detergente natural e, enquanto estamos dormindo, temos uma diminuição da produção da mesma e, por esse motivo, as bactérias responsáveis por diversas doenças bucais encontram o ambiente ideal para se instalarem e proliferarem”, destaca.

Como escolher os produtos dentários

Com tantas formas, estilos e até sabores disponíveis no mercado, pode ser difícil decidir quais produtos comprar para garantir a higiene bucal. Veja a seguir dicas de especialistas da Colgate para não errar:

Escova de dentes: A maioria dos dentistas concorda que escovas com cerdas macias são melhores para remover a placa e os resíduos de alimentos dos dentes sem causar lesões na gengiva. Aquelas com cabeças pequenas também são as preferidas, porque podem alcançar melhor todas as áreas da boca, incluindo os dentes de trás. É importante substituir a escova de dente quando ela começar a apresentar desgaste ou a cada três meses.

Cremes dentais: Utilize aqueles que contenham flúor, pois ajudam a fortalecer o esmalte dos dentes. Caso haja alergia a esse componente ou outra condição médica, converse com seu dentista para decidir qual creme ou gel dental se adequa melhor a você. Fique de olho, também, nos benefícios que o produto oferece e que se encaixam com aquilo que você procura. Por exemplo, branquear o sorriso ou diminuir a sensibilidade nos dentes.

Enxaguantes bucais: Os produtos com flúor fortalecem os dentes e previnem contra a cárie, além de refrescar o hálito.

Fio dental: Existem, no mercado, fios dentais de nylon, encerados ou não, com uma grande variedade de sabores. Como esse tipo é composto de muitas fibras, ele pode, às vezes, rasgar ou desfiar, especialmente se os dentes forem muito juntos. Embora mais caro, o fio de filamento único (PTFE) desliza facilmente entre os dentes, mesmo com pouco espaço, e não se rompe. Usados de maneira adequada, os dois tipos de fio dental removem a placa bacteriana e os resíduos de alimentos.

Conteúdo Drogão Super

Leia Mais

%d blogueiros gostam disto: