Economia voltando a crescer. Aeroportos do Brasil apresentam maior movimentação de passageiros em maio

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on skype

Maio pode ser considerado um dos melhores meses de 2021 para o setor aéreo. Após a alta no número de assentos ocupados nas três principais empresas aéreas que voam pelo Brasil, os aeroportos também apresentaram bons números para o segmento. Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) apontam que a movimentação nestes locais teve uma alta de cerca de 39%, em relação a abril deste ano. Isso significa que pelo menos cerca de 1,1 milhão de pessoas a mais usou o transporte aéreo no país.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, os bons números sinalizam o início da recuperação do segmento, que integra a cadeia produtiva do Turismo, a partir do avanço da vacinação contra a Covid-19 em todo o país. “O número animador nos traz a reflexão de que estamos no caminho certo para possibilitar a retomada dos serviços turísticos, que foram duramente impactados pela pandemia. A medida em que a vacinação tem avançado no país, com os esforços contínuos do governo federal em antecipar a entrega de doses contratadas, os brasileiros começam a retomar as viagens, de forma segura e responsável. Daqui para frente, esse número será cada vez maior”, disse.

UNIMED

Entre os aeroportos mais movimentados do país, estão o de Guarulhos (SP), Viracopos (SP), Brasília (DF), Recife (PE) e o de Congonhas (SP), respectivamente. O terminal pernambucano, por exemplo, ampliou em 20% o volume de passageiros no mês de maio co na comparação com abril. Além disso, o estado foi responsável pela operação de um dos voos mais procurados do País no acumulado de janeiro a maio (Guarulhos/Recife). Outro que apresentou uma alta representativa foi o de Viracopos, que aumentou em 15% o número total de viajantes, segundo a administradora do terminal.

Os números registrados em maio na comparação com o mês anterior trazem otimismo para o segmento. O aeroporto de Maceió (AL), por exemplo, estima ampliar de 18 para 25 os voos diários no mês de julho. Outro aeroporto que projeta ampliação para o próximo mês é o de Belo Horizonte (MG). Neste mês, o terminal já opera 35 voos e pretende ampliar este número. A expectativa é de que até o fim de junho, cerca de 470 mil passageiros passem pelo aeroporto.

Por Victor Maciel

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Leia Mais

W Sports