O Botafogo segue subindo no Ranking Nacional dos Clubes, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), atualizado anualmente. Em dois anos, o Pantera pulou da 152ª para a 68ª posição. A contagem de pontos é realizada de acordo com o desempenho do clube na temporada anterior.
Arte: Confederação Brasileira de Futebol (CBF)No ranking de 2015, o Pantera ocupava a 152ª colocação, com 255 pontos. Na ocasião, o Botafogo teve boa campanha no Paulistão de 2014. A equipe chegou às quartas de final, mas perdeu, nos pênaltis, para o Ituano. Na mesma temporada, o time foi vice-campeão da Copa Paulista.
Na temporada de 2015, no estadual, o Tricolor teve boa campanha. No mesmo grupo que o Palmeiras, o Botafogo se classificou em segundo às quartas de final, mas foi eliminado pelo próprio Alviverde, porém garantiu a vaga na Série D do segundo semestre.
Já na Série D, o Tricolor foi campeão do torneio ao passar pelo River-PI. Com o desempenho na temporada, o Botafogo subiu para a 88ª colocação, com 653 pontos.
Por fim, neste ano, o desempenho no Campeonato Paulista da Série A1 foi mediano, fazendo com que o clube não avançasse à segunda fase da competição. Por outro lado, na fase de grupos da Série C, o Botafogo figurava entre os três primeiros.
Nas quartas de final, o Tricolor disputou o acesso à Série B de 2017, mas foi eliminado pelo time potiguar. Com isso, no ranking atualizado de 2017, o Pantera pulou da 88ª posição e figura na 68ª colocação, com 1.192 pontos.
De acordo o presidente do Botafogo, Gerson Engracia Garcia, o reflexo do sucesso da equipe deve-se ao trabalho árduo feito nos bastidores do dia a dia do clube.
Foto: Rogério Moroti | Agência Botafogo


