Equilíbrio e disputa: Quarta divisão promete ser parada dura

O Comercial vai disputar em 2018 a quarta divisão do futebol Paulista, a famosa “bzinha”, e até aqui, a única certeza que o clube tem é de que será um torneio difícil e disputado. Com a mudança de regulamento que ocorreu em 2016, apenas duas equipes sobem para a terceira divisão, tornando a disputa mais dura e acirrada.

A dificuldade do campeonato não fica apenas na teoria e os números ajudam a comprovar tal equilibrio. Desde 2010, apenas 3 times conseguiram voltar para a terceira divisão no ano seguinte ao do rebaixamento. O Barretos caiu em 2013 e voltou em 2014. São Carlos e Noroeste cairam em 2014 e já conseguiram o retorno em 2015.

+ Bafo sobe 9 meninos da Copinha para o profissional

A diretoria do Leão do Norte sabe da dificuldade da divisão e por isso antecipou o planejamento. Para o presidente Comercialino, Ademir Chiari, o fato de o clube ter começado o planejamento em outubro é um ponto positivo na busca pelo acesso.

“Sempre é bom começar na frente e o Pinho nos ajudou neste ponto. A formação da comissão técnica foi conduzida por ele e ele trouxe pessoas da confiança dele. E espero que daqui para frente as coisas melhorem para o Comercial”, afirmou Ademir Chiari.

Para exemplificar o equilibrio e a dificuldade da divisão, o tradicional XV de Jaú se encaixa bem. O clube caiu no ano de 2012, e até hoje não conseguiu subir. Vale ressaltar também a falta de sorte da equipe de Jaú. Até o ano de 2015 subiam 4 equipes, e a partir do ano de 2016 o torneio passou a promover apenas 2 times e justamente no primeiro ano da modificação o XV ficou em quarto lugar, ou seja, se fosse no ano anterior, o clube teria conseguido o acesso.

%d blogueiros gostam disto: