Festival de cervejas – IPA Day Brasil 2018 terá 42 rótulos, sendo 15 cervejas exclusivas

O IPA Day Brasil, maior festival de cervejas India Pale Ale do mundo, que acontece dia 3 de novembro em Ribeirão Preto SP, divulgou ontem, nesta terça-feira (16/10) os rótulos que farão parte da festa este ano. Em 2018, ‘line up’ mais lupulado do Brasil irá reunir 42 cervejas de 14 subestilos dentro do universo das IPAs, incluindo 15 receitas exclusivas desenvolvidas para o evento, que será realizado no dia 3 de novembro, em Ribeirão Preto (SP).

Uma das novidades mais aguardadas desta 7a Edição do IPA Day Brasil é a própria cerveja do Festival. A receita oficial do IPA Day Brasil, preparada pelos cervejeiros João Becker, um dos organizadores do evento, e Paulo Schiaveto, é uma Brut IPA (6,5% ABV e 20 IBU), tendência no mundo das India Pale Ales. O estilo é a novidade do universo cervejeiro em 2018.

Drogao 700×400

Criado em São Francisco, na Califórnia, a Brut IPA é inspirada nos espumantes mais secos, dos quais herdou o nome. “São marcadas pelo corpo levíssimo, são extra secas e extra borbulhantes, com a elegância de um espumante, mas sempre destacando a presença dos lúpulos.

A ideia, porém, não é tanto adicionar amargor, mas sim oferecer aromas e sabores equilibrados sobre uma base muito neutra de malte”, explica Rafa Moschetta, sommelier de cervejas e um dos organizadores do evento.

A relação de cervejas do IPA Day Brasil diz muito sobre o estilo preferido dos consumidores mais engajados ao universo das cervejas artesanais. Dentre as 42 cervejas de 25 cervejarias diferentes, 15 são receitas criadas exclusivamente para o festival.

A lista é composta por 14 subestilos diferentes que vão das típicas American IPAs (com sete representantes) até as inovadoras Brut IPAs, New England IPAs e até uma MilkShake IPA, além de receitas com melancia, caju, quinino e tangerina gigante japonesa, a Dekopom. As graduações alcoólicas variam de 3,8% à 11%.

Estrela da festa, o lúpulo também dá uma dica da efervescência que as IPAs provocam no mercado cervejeiro. Os rótulos que serão degustados trazem em suas receitas mais de 35 lúpulos diferentes, incluindo o Cryo Hops, que utiliza a criogenia para o processamento do lúpulo. A variedade mais utilizada é o Citra, presente em nada menos que 19 receitas.

O terceiro e último lote de ingressos para o evento está a venda pela plataforma Sympla no link: www.sympla.com.br/IPADay2018.

Lista de cervejas:

CACAU IPA – BODEBROWN
BRUT GALAXY – BODEBROWN
LUPULOL 34 DOUBLE IPA – BODEBROWN
SANGUE NO ZÓIO – BR BREW CERVEJA ARTESANAL
BROTAS BEER IPA – BROTAS BEER
UENO BRUT – CERVEJARIA COLORADO
KUYA – CERVEJARIA COLORADO
TAPEREBÁ – CERVEJARIA COLORADO
CITRUS FLOW – Cervejaria Dádiva
BALEIA NEGRA – CERVEJARIA TREZE
MAGNUM OPUS – DOGMA
ENGLISH IPA – GOOSE ISLAND
MIDWAY – GOOSE ISLAND
OVERDRIVE (TRIPLE DRY HOPPED) – HOCUS POCUS
THE FOOL – HOCUS POCUS
PINEAPPLE EXPRESS – HOCUS POCUS
1000 IBU – INVICTA
IPA Day 2018 – IPA DAY BRASIL
KASATO MARU – JAPAS CERVEJARIA
LUND IPA – LUND
UNDERBOSS – MAFIOSA CERVEJARIA
BAZOOKA – MINIMAL
HAZY – OVERHOP
GANGSTA – OVERHOP
PRATIPA – PRATINHA
PRUSSIA IPA – PRUSSIA BIER
CRYOSAT – SATÉLITE
SEASAT – SATÉLITE
O BRASSADOR – SEASONS
HOLYCOW#2 – SEASONS
VACA DAS GALÁXIAS – SEASONS
LIKE A BEERGIN – SP 330
CALIFORNICATION – SP-330
CAJUMINADO – SURICATO ALES
HOP IT UP – SYNERGY
DRY HOP ME NOT – THREE MONKEYS BEER
HOP DUST – THREE MONKEYS BEER
ALBERT IPA – WALFANGER
FANCY BURP – WEIRD BARREL BREWING
Naughty GROG – WEIRD BARREL BREWING
PIRATE’S FLIP – WEIRD BARREL BREWING
WEIRD DOGMA – WEIRD BARREL E DOGMA

Drogao 500×300
Gran Steak 500×300
Novo Shopping 500×300
Tonin 500×300
%d blogueiros gostam disto: