Página Inicial Mais futebol Semifinalistas da competição buscam retorno ao cenário nacional

Semifinalistas da competição buscam retorno ao cenário nacional

Escrito porRedação Wsports 3 03America/Sao_Paulo novembro 03America/Sao_Paulo 2016

Neste fim de semana, Ferroviário, Rio Claro, São Caetano e XV de Piracicaba começam a disputar a semifinal da Copa Paulista. Além de uma vaga na decisão, passar esta fase significa conseguir uma vaga em um torneio nacional (Série D ou Copa do Brasil) em 2017.

Disputar um torneio nacional não seria inédito para nenhuma das equipes. Melhor campanha da Copa Paulista até o momento, a Ferroviária disputou a Copa do Brasil deste ano após vencer a Série A2 de 2015. O objetivo, porém, é voltar ao Campeonato Brasileiro. O time não disputa alguma divisão nacional desde 2002, quando esteve presente na Série C do Campeonato Brasileiro.


A Ferroviária disputa a vaga contra o São Caetano. O time do ABC é o que mais brilhou nacionalmente entre os quatro semifinalistas, com dois vice-campeonatos brasileiros (2000 e 2001). Nesta década, porém, o clube acabou rebaixado da Série B para a Série C, em 2013, e da C para a D no ano seguinte. Em 2015, o São Caetano quase conquistou o acesso, mas perdeu a eliminatória para o Botafogo de Ribeirão Preto e acabou sem divisão nacional este ano.

Dentre os quatro semifinalistas, apenas um já conquistou um título nacional: o XV de Piracicaba. A tradicional equipe alvinegra faturou a Série C de 1995. Um dos atletas presentes na conquista era Cléber Gaúcho, atual técnico da equipe. O XV permaneceu na Série B até 2002, quando foi rebaixado. Em 2003, na Série C, teve sua última disputa nacional.

Por fim, o Rio Claro também já representou São Paulo em torneios nacionais. A equipe disputou a Série C de 2007, se tornando o primeiro time da cidade a disputar o Brasileiro. Uma vaga significa retornar ao cenário nacional após 10 anos.

A Copa Paulista 2016 dará duas vagas em torneios nacionais. O campeão escolhe entre a Série D e a Copa do Brasil, enquanto o vice fica com a vaga restante.

Fonte: Federação Paulista de Futebol