radio-wsports
Clique e ouça aqui!

Maratona do Rio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no skype

Talvez uma das corridas mais lindas e mais emocionantes que já participei. Desde o momento da inscrição até o recebimento da medalha acontecem sensações indescritíveis, que só vivendo esses momentos é possível entender.

Desde quando comecei na corrida já tinha um sonho de correr no Rio por ver meus amigos de treino na preparação para essa prova, porém, só estar nos bastidores, acompanhando a preparação, para mim não bastava, eu queria estar lá, sentir a energia daquela prova, daquele lugar.

UNIMED

Enfim, em 2018 me inscrevi e fui para prova. Minha felicidade e adrenalina já começaram no momento de fazer inscrição. Nome de cá, pelotão de lá, camiseta daqui, percurso passando na tela. Queria que o tempo passasse voando para viver aquela experiência. Foi assim também em 2019, que corri novamente a prova e sabia que as emoções iam vir da mesma forma.

 

Preparei-me bem e o dia chegou. Desde o momento da retirada do kit, já me deparei com a super organização da prova. Todos os cuidados pensados, toda a logística trabalhada para melhor nos receber.

Com o kit em mãos, fui conhecer a cidade maravilhosa. Uma dica: quando for correr em um lugar diferente, que você não conhece, aproveite também para passear e esfriar a cabeça; por alguns momentos desencane da corrida e viva as novas experiências desse novo lugar… mas é claro, é bom descansar na véspera.

O clima da cidade é outro quando recebe eventos esportivos de tamanha dimensão. A cidade respira o esporte, ela vive o evento em todas as suas dimensões, o que só nos ajuda, pelo fato de estarmos um pouco tensos, mas percebermos que todos estão ali na mesma.

No dia da corrida é legal chegar cedo para curtir o ambiente, a vibe, conhecer pessoas, ir ao banheiro tranquilamente, tirar fotos.

Na largada, milhares de corredores estarão juntos numa onda só, o que ajuda a dar uma energia incrível e isso aumenta a vontade de sair correndo.

O percurso tradicional dos 21km, larga na Barra da Tijuca e chega até o Aterro do Flamengo, passando por Leblon, por Ipanema, por Copacabana e por fim chegando ao aterro. Porém, em 2019, o percurso sofreu alterações devido à interdição da Avenida Niemeyer por determinação judicial atendendo um requerimento do Ministério Público, após os constantes episódios de deslizamento na via.

Dessa forma, em 2019, a corrida largou do Leblon, passando por Ipanema, por Copacabana, pelo Aterro, chegando até o Centro e voltando para o Aterro.

Tanto um, como outro percurso são lindos e cheios de energia.

 

Então já que comecei a falar do percurso, seguimos nesse tema.

O percurso tradicional tem uma subida, que é exatamente essa da Avenida Niemeyer, dessa forma, em 2019 a prova não contou com subidas. No meu ponto de vista, o percurso de 2019 foi mais fácil devido essa alteração e também, devido ao fato de passar pela chegada no quilômetro 12, em que senti um gás incrível para terminar, apesar de muitos acharem ruim esse fato.

Tirando a parte da Niemeyer do percurso tradicional e o Centro do percurso de 2019, o restante é tudo igual. Prova plana, passando pelas praias mais bonitas, galera na rua vibrando, o sol de Copacabana entrando nos olhos e dando aquela energia para continuar. Pontos de hidratação super bem distribuídos, banheiros no percurso, ambulâncias… Todo o auxílio que o atleta precisa e busca para sua melhor performance!

 

Muito reclamam do calor, principalmente para fazer a maratona. Na maratona eu concordo, fica quente porque leva mais tempo, mas em 2018 e 2019, que foram as provas que participei não me atrapalhou muito o calor. Em minha opinião, em 2019 estava um clima maravilhoso para correr e até fresco. Digo uma coisa: não deixe que o calor te impeça de fazer uma prova no Rio, vale muito a pena.

Na chegada, uma multidão de pessoas nos espera …clima de eventos esportivos gigantes…galera vibrando, torcendo, gritando…juro que escrevendo isso estou me emocionando e me arrepiando em cada palavras, pois a emoção de sentir tudo isso é muito grande. Vale cada segundo de treino, cada momento de dedicação, cada momento de sacrifício e de dor. No final tudo vale a pena.

 

Essa prova conta com percurso de 5k, de 10k, de 21k e de 42k, e te dá à opção de fazer a escolha pelo desafio: 21k+42k (um no sábado, outro no domingo)…tem louco para tudo neh?! Espero que em 2020 eu seja um desses loucos…

Você que está lendo esse texto e se perguntando se deveria se planejar para fazer uma prova no Rio, eu digo e afirmo do fundo do meu coração: Vá, você não vai se arrepender e sim vai agradecer pela oportunidade de ter participado de uma prova incrível, com uma das vistas mais lindas que já vi.

Gostaram? Espero que sim e também espero que role aquela vontadinha de correr no Rio.

Texto: Ana Runner 

Siga no Instagram: @ana_runner e @wports.news 

Leia Mais

W Sports