Musculação na terceira idade ajuda idosos a manterem autonomia

Musculação na terceira idade ajuda idosos a manterem autonomia
Tendência natural de perda de massa magra impacta na realização de tarefas cotidianas

Subir escadas, agachar-se, entrar em um carro ou subir no ônibus são algumas das atividades que a população começa a apresentar dificuldades precocemente devido à falta de exercícios físicos. Com a perda progressiva de massa magra na terceira idade, a musculação se apresenta como uma das principais modalidades que pode desacelerar esse processo e reduzir os efeitos do envelhecimento.

Bodytech 300X200

“A musculação não está relacionada somente ao ganho de força, mas também à melhora da postura corporal, coordenação motora, mobilidade articular, capacidade de equilíbrio, entre outras coisas que evitam o declínio da qualidade de vida”, explica Rafael Zimak, gerente técnico da Bodytech Ribeirão Preto.

Estudos realizados pelo projeto Saúde, Bem-estar e Envelhecimento (SABE), coordenado pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS/OMS), demonstraram que na análise de um grupo de pessoas entre 60 e 64 anos, 16% não conseguiam desempenhar atividades básicas, como comer e tomar banho, enquanto 35% não podiam realizar outras ações um pouco mais complexas, como cozinhar ou cuidar de animais de estimação.

Apesar desses números preocupantes, boa parte da população idosa está em busca pela qualidade de vida na terceira idade. Os alunos com mais de 60 anos já representam 30% das matrículas em centros esportivos no país, segundo dados da Associação Brasileira de Academias (Acad). A adesão promove a abertura de novas frentes de negócio no mercado, com serviços especializados.

Malhação para todas as idades

Em Ribeirão Preto, no Shopping Iguatemi, a academia Bodytech conta até com um novo programa, o BT Master, exclusivo para alunos a partir dos 70 anos. Com o objetivo de contribuir para a manutenção da autonomia dos idosos, o BT Master conta com professores, capacitados para o atendimento com treinos individualizados.

“A musculação é uma das modalidades mais eficazes para redução da gordura corporal, ganho de massa magra, diminuição da pressão arterial, prevenção da osteoporose e aumento da resistência”, comenta Rafael Zimak. Além desse acompanhamento, o plano tem uma diversidade de aulas coletivas, como danças, alongamento, Mat Pilates, Indoor Cycle, Running, Yoga, Ballet, ginástica localizada, entre outras.

As atividades em grupo proporcionam um treinamento combinado de aeróbio e força, o que também impacta positivamente na qualidade do sono, autoestima e saúde mental.

Legenda: Programa da Bodytech traz atividades que contribuem com a autonomia dos alunos a partir de 70 anos. Crédito: Divulgação

Novo Shopping 500
Tonin 500
Drogao 500×300
Gran Steak 500×300
%d blogueiros gostam disto: