radio-wsports
Clique e ouça aqui!

Museu Casa de Portinari lança audiolivro para deficientes visuais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on skype

Na última quinta-feira (3), o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, lança o audiolivro “Poemas de Portinari” em parceria com a Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região (ADEVIRP). Inédita, a obra reúne textos de Candido Portinari narrados para o público cego ou com baixa visão e está disponível pelo site.

Constantemente, o equipamento cultural busca soluções que contribuam para eliminar as barreiras e proporcionar uma experiência prazerosa e enriquecedora aos deficientes que visitam o espaço. No local, há disponível maquetes sensoriais, recursos de audiodescrição, acessos adaptados, vagas de estacionamento identificadas, cadeiras de rodas, andador e bengala, textos informativos em tinta e em braile, réplicas táteis de obras e muitas outras ferramentas, incluindo o site e as redes sociais.

Gran Steak 500×300

“Quando o assunto é acessibilidade temos que assegurar um museu para todos. Desde 2006, intensificamos nossos programas e projetos para a inclusão das pessoas com deficiência no Museu. Mais do que isso, para integrá-los à cultura nacional”, explica Cristiane Patrici, gerente do Museu Casa de Portinari.

Para o lançamento, a instituição divulgará, também nesta quinta-feira (3), nas redes sociais, um vídeo de Marlene Taveira Cintra, Fundadora Presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região (ADEVIRP) e Angelica Fabbri, diretora-executiva da ACAM Portinari, sobre a parceria entre as instituições e a elaboração do projeto.

Mais programação

Ainda no tema acessibilidade, no domingo (6), a atividade “Pela Janela” exibirá como os recursos tecnológicos contribuem para disponibilizar conteúdos e informações para todos. O QR Code é um dos mecanismos utilizados pelo Museu para que o visitante surdo tenha acesso ao legado do artista.

Na quarta-feira (9), às 14h, tem live com os Representantes Regionais do Sistema Estadual de Museus. O objetivo da proposta colaborativa é fortalecer e articular os museus de Ribeirão Preto e municípios do entorno. Durante o evento, será feita a apresentação oficial dos novos membros da região administrativa, bem como a elaboração de um cronograma coletivo para as discussões e assuntos de 2021.

Toda a agenda do Museu Casa de Portinari estará disponível pelas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e TikTok) @museucasadeportinari. Mais informações pelo site: www.museucasadeportinari.org.br/culturaemcasa

Leia Mais

W Sports