Neste fim de semana está rolando a 22ª edição do JORI em Cravinhos

 

Foi com muita alegria e festa que ocorreu a abertura oficial da 22ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (Jori), em Cravinhos, que contou com a participação do secretário de Esportes de Ribeirão Preto, Ricardo Aguiar, representando o prefeito Duarte Nogueira, e da primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin.

As delegações das cidades participantes, 61 municípios da região, fizeram muita festa durante o desfile de abertura, com o juramento dos atletas e o revezamento da tocha olímpica, encerrando com o acendimento da pira olímpica. Logo em seguida, já começaram as competições de coreografia, com a participação das atletas de Ribeirão Preto.

A delegação de Ribeirão Preto, que tem o apoio da Secretaria de Esportes, conta com 140 atletas e 11 integrantes da comissão técnica, coordenados pelos professores Rodolfo Rita, Fabiano Lopes de Oliveira, Renata Valezi e Paulo Picolo, para repetir o resultado do ano passado e voltar com octacampeonato dos Jori.

Entre os dias 21 e 25 de fevereiro, os atletas de Ribeirão Preto irão competir em todas as modalidades dos Jori, como atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, truco, tênis de campo, tênis de dupla, tênis de mesa, voleibol adaptado e xadrez.

Lu Alckmin ressaltou quanto o incentivo a prática esportiva é importante para as pessoas da terceira idade. “Fazer atividades físicas e assim poder ter uma vida melhor com saúde, pois vocês são uma lição de vida. Vocês todos são vitoriosos”, afirmou Lu.

História

O Jori teve início em 1994, com a nomenclatura de “Caros Coroas”, em São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera. O evento foi um sucesso e, em 1995, mas já com o nome de Jogos Regionais do Idoso (JORI), com objetivo principal de proporcionar aos participantes a socialização, integração, e participação em evento, competindo saudavelmente entre si, buscando a superação, pois todos os atletas ganham medalha pela sua atuação na competição.

Para a inclusão no Jori, até o ano de 1997 a idade mínima era de 55 anos, mas a partir do ano de 1998 a idade mínima foi elevada para 60 anos. Os jogos passaram a realizar-se em algumas regiões paulistas, evoluíram e tornaram-se classificatórios para os Jogos Estaduais do Idoso (JEI), que atualmente está intitulada como Jogos Abertos do Idoso (JAI).

Somando as oito Regiões Esportivas do Estado, participaram do Jori 2017 cerca de 14 mil pessoas no total. Incluindo atletas, árbitros, técnicos e equipes de apoio, foram envolvidas no evento mais de 21 mil pessoas.

%d blogueiros gostam disto: