Página Inicial Notícias 10 Remédios Naturais para Prisão de Ventre

10 Remédios Naturais para Prisão de Ventre

Escrito porRedação Wsports 8 08America/Sao_Paulo dezembro 08America/Sao_Paulo 2016

A prisão de ventre (constipação) é um problema extremamente comum. Ela pode ser causada pelo estilo de vida (má alimentação, sedentarismo, estresse e ansiedade), medicação ou alguma doença.

Para muitas pessoas, a causa de sua constipação crônica é desconhecida. E por isso acabam convivendo com o problema. O ideal é ir ao banheiro todos os dias. Segundo alguns especialistas, para se ter saúde plena a defecação deve ser feita 3 vezes ao dia, realidade muito distante da maioria das pessoas. É considerado constipação crônica quem vai ao banheiro menos de 4 vezes na semana.


A constipação envolve vários sintomas desagradáveis, como: desconforto ao ir ao banheiro, inchaço abdominal e dor (devido às fezes ficarem duras e secas). Infelizmente, a constipação pode ter um sério efeito negativo na qualidade de vida, bem como a sua saúde física e mental.

Antes de avaliar remédios ou laxantes — altamente agressivos para o intestino —, existem muitas maneiras naturais para ajudar a aliviar a constipação. Confira alguns remédios caseiros naturais — alguns “óbvios”, outros nem tanto — para aliviar melhorar a prisão de ventre. Procure fazer testes e descobrir o que melhor se adéqua ao seu caso.

1. Beba mais Água!

Tomar água adequadamente é o melhor remédio para seu intestino funcionar bem. A água ajuda a distender as paredes dos órgãos envolvidos na digestão, incentivando-os a entrar em ação.

O simples ato de tomar bastante água no seu dia pode revolucionar a saúde do seu intestino e melhora de uma vez por todas o problema de prisão de ventre. Essa é a medida #1 para se tentar. Experimente também a água com gás ou chás.

2. Coma mais Fibra

As fibras vegetais sugam o líquido para o intestino e, consequentemente, as fezes ficam mais hidratadas e aumentam de volume, favorecendo os movimentos que empurram o alimento para a frente durante a digestão. Beba um copo ao acordar para regular seu intestino.

Fibra e água é uma a combinação perfeita para o intestino. Alimentos ricos em fibras são conhecidos por estimularem o intestino: não pense em vegetais e frutas como meros acompanhamentos, mas como partes cruciais de qualquer refeição equilibrada. Esses alimentos não apenas aliviarão a constipação intestinal, como também promoverão a saúde digestiva através da melhora na dieta. Confira alguns exemplos de alimentos com bastante fibras:

  • Abacates, feijões, brócolis, couves, ervilhas e lentilhas.
  • Cereais, aveia, chia, arroz marrom e sementes de linhaça.
  • Framboesa, amoras, morangos, mirtilo e laranjas.
  • Alface, rúcula, agrião e couve-flor.
  • Amêndoas, figos secos, ameixa preta, uva passas e olivas.
  • Mamão, pêssego, abacaxi, coco e pera.

3. Faça Exercícios

Os exercícios físicos proporcionam movimentos no intestino grosso e mudanças hormonais, que provocam efeitos mecânicos no intestino. Isso facilita muito o peristaltismo, que é o movimento feito pelo intestino para empurrar o bolo alimentar.

Outra boa relação entre exercícios e o fim da prisão de ventre é que atividade física melhora o tônus das musculaturas pélvica e abdominal, o que ajuda no processo. É possível também que o alto gasto de energia aumente a necessidade de ingestão de calorias, o que pode influenciar na quantidade total de fibra consumida.

4. Coma Mamão Diariamente

O mamão é famoso como um dos principais alimentos para combater a prisão de ventre. É rico em fibras, sais minerais e tem alto teor de betacaroteno, um antioxidante responsável pela obtenção indireta da vitamina A. Além de dar aquela força para a saúde do intestino, o mamão tem propriedades calmantes e atua como ótimo amigo daqueles que têm um estômago sensível.

O mamão pode ser incluído nas vitaminas, com outras frutas e granola, no suco verde, picadinho com as castanhas e linhaça triturada e batido com ameixa preta e biomassa de banana-verde.Saiba mais sobre os benefícios do mamão.

5. Beba mais Café

Se engana quem acha que ele só serve como aditivo milagroso para manter o corpo acordado e disposto por mais tempo. As propriedades químicas da bebida também são capazes de estimular a movimentação do bolo fecal.

Para muitas pessoas (cerca de ⅓ da população), o café pode aumentar muito a vontade de ir ao banheiro. Isto é porque o café estimula os músculos em seu sistema digestivo. O café também pode conter pequenas quantidades de fibras solúveis que ajudam a prevenir a constipação, melhorando o equilíbrio de suas bactérias intestinais.

6. Ingira Probióticos

Os probióticos podem ajudar a prevenir a constipação crônica. Quando o intestino não funciona muito bem, uma das causas mais comuns é desequilíbrio de bactérias da flora. Os probióticos ajudam equilibrar as bactérias boas e ruins, regulando o intestino.

Os probióticos parecem tratar constipação funcional, aumentando a frequência de evacuações e melhorando a consistência das fezes.

Para incluir probióticos em sua dieta, tente incluir mais alimentos fermentados, iogurte , chucrute e kefir, que contêm bactérias vivas, amigáveis.

Outra ideia é tomar suplementos probióticos. Não se esqueça também dos prebióticos, que são os alimentos para as bactérias como: biomassa de banana verde, frutas, folhas verdes, grãos, fibras. Saiba mais sobre probióticos e prebióticos.

7. Experimente com Suplementação de Magnésio

Infelizmente, no Brasil, há um problema generalizado de deficiência de magnésio no solo, então muitas vezes a suplementação desse mineral é necessária.

O cloreto de magnésio está intimamente relacionado com a digestão e com a capacidade de combater a prisão de ventre. Além do magnésio ser benéfico para vários problemas de saúde, também ajuda melhorar o funcionamento do intestino. Isso porque o cloreto de magnésio melhora a digestão, ajuda no peristaltismo intestinal e colabora para que os músculos e o sistema digestivo relaxem. Saiba mais sobre defiência e suplementação com magnésio.

8. Coma Mais Ameixas Pretas

A Ameixa preta seca é um santo remédio para constipação. Além das fibras, ameixas contem o laxante natural sorbitol, um álcool de açúcar com efeito laxante. Essa propriedade laxativa vem principalmente da casca e da polpa, ambas também úteis para desinchar a barriga.

A ameixa preta e o suco de ameixa são potentes estimuladores da motilidade intestinal, pois contêm o ácido diidroxifenil isatina. Além disso, ela contém sorbitol. Uma substância com efeito de absorver mais água do organismo, e isso, aliado às fibras, acelera o trânsito intestinal. A quantidade ideal é de duas ameixas frescas ou quatro ameixas secas ao dia.

9. Abacate

Além de vitaminas e minerais, a principal vantagem do abacate são suas gorduras boas, e por isso mesmo são as responsáveis por todos os benefícios da fruta para a saúde, inclusive as propriedades laxativas. Essas gorduras monoinsaturadas podem auxiliar muito na lubrificação das fezes. Essa lubrificação impede o principal efeito da constipação e ajuda na hora de evacuar.

O abacate é uma fruta muito versátil e pode ser usado de varias maneiras, em pratos salgados, doces ou in natura (como por exemplo em uma deliciosa batida de abacate com cacau).

10. Linhaça

O segredo da semente de linhaça está nas altas quantidades de mucilagem (fibras solúveis). Quando as sementes de linhaça entram em contato com a água, elas liberam estas fibras fazendo com que os líquidos circundantes vão adquirindo uma característica mais espessa. As fibras solúveis das sementes são capazes de reter as toxinas no organismo e expulsá-las com as fezes muito antes que sejam absorvidas pelo intestino.

A melhor maneira de usar a semente de linhaça é triturar as sementes e acrescentar em iogurtes, frutas, sucos ou vitaminas. Nunca consuma a semente inteira pois, sozinha, ela desidrata o copo (retém água já existente).

Fonte: Beleza & Saúde