Página Inicial Mais futebol Artilheiros do Santos relembram os grandes gols marcados na Vila

Artilheiros do Santos relembram os grandes gols marcados na Vila

Escrito porWsports 10 10America/Sao_Paulo outubro 10America/Sao_Paulo 2016

O Santos Futebol Clube é oficialmente o time que mais marcou gols em todo planeta. E vários destes momentos mágicos da modalidade mais querida dos brasileiros aconteceram aqui, no palco sagrado, na Vila Belmiro. Como todos sabem, e já era de se esperar, Pelé foi o jogador que mais marcou gols em Urbano Caldeira, foram 288 tentos em 210 jogos.

Mas não é só dos gols do Rei que vive a Vila mais famosa. Outros jogadores também nos presentearam com verdadeiras obras de arte. Um dos maiores jogadores do Alvinegro, o ponta-esquerda Pepe, foi um dos maiores artilheiros do estádio santista. Pepe marcou 152 gols, sendo o terceiro maior goleador da Vila, ficando apenas atrás de Pelé e Feitiço (162).


Pepe foi quinto jogador que mais atuou na Vila, com 201 jogos. Ele lembra com carinho das vezes que balançou as redes do estádio. “Era o meu palco preferido. Na época, nós tínhamos o Pacaembu também, mas o gramado não era muito bom, então eu me sentia melhor na Vila. A torcida nos apoiava, e independente disso, nós tínhamos um super time. Nós viajávamos muito, atuávamos duas, três vezes por semana. Demos goleadas, ganhamos títulos.Eu fiz o gol do título paulista contra o Taubaté, em 1955, quando fomos campeões após 20 anos. Eu sempre digo que, quando quero ser feliz, vou na Vila Belmiro., disse Pepe.

O ex-ponta do Peixe tem outra marca forte e inesquecível. Pepe marcou gol de número 3000 da Vila Belmiro. E, sem nenhuma novidade, foi em uma goleada. Foi o oitavo gol da vitória por 9 a 1 diante do Cerro Porteño, no dia 28 de fevereiro de 1962.

Coutinho. Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo / Santos FC

Quem também gostava, e muito, de brilhar na Vila Belmiro era o atacante Coutinho, também conhecido por integrar o ataque dos sonhos. O centroavante marcou 106 gols em Urbano Caldeira, sendo o quinto maior artilheiro do estádio ao lado de Camarão. O eterno camisa 9 do Peixe atuou em 90 jogos na Vila.

Coutinho, em três oportunidades, marcou cinco gols em uma única partida. O orgulho que nem todos podem ter. “Todos jogos são importantes, mas tem alguns que marcam mais. Fiz cinco gols em uma partida diante do Comercial de Ribeirão Preto, também marquei cinco gols contra o XV de Piracicaba, mais cinco contra a Ponte Preta, em um 12 a 1. Foi um jogo memorável, importante demais, Pepe fez vários gols também. Eu acho muito bom ter marcado 106 gols na Vila Belmiro, mas mais importante que isso são as vitórias.

O jogo contra o XV de Piracicaba foi no dia 25 de julho de 1962, com um placar de 5 a 1, todos marcados por Coutinho. E na goleada por 12 a 1, contra o Ponte Preta, no dia 19 de novembro, de 1959, Coutinho também balançou a rede em cinco oportunidades.

Confira a lista dos principais goleadores do Peixe dentro da Vila Belmiro:

Pelé (288), Feitiço (162), Pepe (152), Araken Patusca (133), Camarão  e Coutinho(106), Antoninho (91), Raul Cabral Guedes (85), Tite (79), Gradim e Toninho Guerreiro (73), Pagão (70), Odair (69), Rui Gomide (67), Siriri (66), Neymar (62), Durval (61), Álvaro e Ary Patusca (59), Robinho (55), Mário Seixas (53), Kléber Pereira e Vasconcelos (51), Serginho Chulapa (49)

Foto: Ivan Storti / Santos FC
Fonte: Santos FC

[widgets_on_pages id=”mais futebol”]