Página Inicial Mais futebol Conmebol anuncia mudanças e disputa da Libertadores será até novembro

Conmebol anuncia mudanças e disputa da Libertadores será até novembro

Escrito porWsports 27 27America/Sao_Paulo setembro 27America/Sao_Paulo 2016

Nesta terça-feira (27), na sede da Conmebol em Assunção no Paraguai, o Comitê Executivo da entidade informou a mudança do formato da Copa Libertadores da América e também da Copa Sul-Americana. A novidade é a ampliação do tempo de disputa da Libertadores, que passa a ser de fevereiro até novembro, e da Copa Sul-Americana que agora vai de junho a dezembro. O intuito da mudança é a adequação dos torneios com o calendário de cada país e já passam a valer em 2017.

As mudanças são o resultado de um estudo técnico que a Conmebol vem realizando há vários meses com a assistência de consultores especializados, com o objetivo estratégico de reforçar a qualidade do futebol Sul-Americano e aumentar o desempenho atlético. Esse projeto é possível através de uma estratégia global para gerar mais valor e reinvestir em seu desenvolvimento e promover a sustentabilidade dos clubes e associações membros.


A Conmebol chegou a contratar uma consultoria espanhola, que fez a apresentação de como seria o novo modelo. O presidente da entidade, Alejandro Domínguez, comentou o processo. “Depois de uma análise criteriosa das necessidades e características próprias decidimos adotar o calendário anual para a Libertadores. Por muito tempo os clubes tiveram que escolher entre o campeonato local e os torneios continentais, e isso afeta a qualidade de ambas as competições. Essa mudança nos permitirá melhorar o desempenho esportivo nos torneios nacionais, proteger os jogadores e, além disso, potencializar a qualidade de jogo das copas continentais”, afirmou em comunicado.

A disputa da Libertadores será agora em 42 semanas e não mais em 27. Dez clubes que não avançarem às oitavas de final da Libertadores terão a oportunidade de seguir na Sul-Americana, algo similar ao que acontece na Europa, com a Liga dos Campeões e a Liga Europa. Os campeões dos dois torneios garantem uma vaga direta na fase de grupos da edição seguinte da Libertadores.

Fonte: Federação Paulista de Futebol

banner

[widgets_on_pages id=”mais futebol”]