Página Inicial Notícias Diabetes aumenta risco de infarto em até 4 vezes

Diabetes aumenta risco de infarto em até 4 vezes

Escrito porRedação Wsports 22 22America/Sao_Paulo dezembro 22America/Sao_Paulo 2016

Caracterizado pela deficiência na absorção de glicose pelo organismo, o diabetes multiplica por 2 a até 4 vezes o risco de ocorrência de infarto, quando se compara com um indivíduo que não possui a doença. Isso acontece porque a glicose excedente permanece nos vasos sanguíneos, levando a danos ao tecido e à formação de placas de gordura que podem causar sua obstrução.

Para reduzir os riscos de desenvolver diabetes, os médicos recomendam a prática regular de exercícios físicos e a alimentação saudável (com menor ingestão de álcool, doces, frituras, gorduras e carboidratos simples, como arroz branco e pães feitos de farinha branca). Também é fundamental controlar o estresse e garantir a qualidade do sono.


Para quem já possui a doença, é fundamental associar aos hábitos citados acima o acompanhamento de um profissional de saúde, que deverá verificar regularmente o estado de saúde do paciente, indicado medicamentos se for necessário. Todo o cuidado é importante, já que o diabetes se desenvolve no organismo humano de maneira silenciosa, sem apresentar sintomas prévios. Existe um estágio antes de a doença se instalar definitivamente, chamado pré-diabetes. Ao consultar um médico e seguir suas orientações, é possível reverter o quadro e nem chegar a desenvolver a enfermidade.

Fonte: Coração Alerta