Página Inicial Notícias Governo brasileiro participa de reunião da Organização Mundial de Turismo

Governo brasileiro participa de reunião da Organização Mundial de Turismo

Escrito porRedação Wsports 1 01America/Sao_Paulo novembro 01America/Sao_Paulo 2016

O secretário executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, participou, nesta segunda-feira (31), da 104ª Sessão do Conselho Executivo da Organização Mundial de Turismo (OMT), que ocorre em Luxor, no Egito, e falou sobre o papel do Brasil no mercado mundial de viagens, o legado e a imagem do País após a realização da Copa do Mundo 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016.

“Nos últimos três anos, o País organizou a Rio+20, a Jornada Mundial da Juventude, a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. A avaliação dos visitantes internacionais foi a melhor possível”, afirmou Alves.


Alves destacou, ainda, que a realização desses eventos fez com que o Brasil desse um salto de competitividade inquestionável. “Melhoramos a infraestrutura e receptivo para visitantes internacionais, ampliamos e modernizamos os aeroportos e qualificamos nossos serviços turísticos”, concluiu.

O secretário também lembrou que durante os Jogos Rio 2016, o Brasil isentou os vistos de turistas dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão no período dos Jogos. A medida foi importante para atrair ainda mais visitantes e movimentar a economia do Brasil.

A participação do Brasil na reunião reforça a candidatura do País a uma das vagas do Conselho Executivo da OMT referente à região do continente americano para o período de 2018 a 2021. A proposta foi apresentada ao secretariado da Organização no mês de setembro deste ano.

Na ocasião, o grupo votou para definir os membros do Conselho para 2017. O Azerbaijão ficou com a presidência, Zâmbia e Sérvia, com as vice-presidências.

Ao final do encontro, os ministros do Turismo participantes foram convidados a integrar a reunião da COP 13, Conferência das Nações Unidas que reunirá no México, em dezembro deste ano, representantes de 196 países para tratar sobre a Preservação da Biodiversidade.

Conferência global

A reunião do Conselho Executivo da OMT antecede a 5ª Conferência Global de Turismo Urbano da Organização, que terá como tema “Cidades: Cultura Local para os Viajantes Globais”.

O evento visa promover a discussão sobre a inovação e as novas tendências no turismo urbano, a interação cultural, o desenvolvimento sustentável e o desenvolvimento de novos modelos de negócio nesse segmento.

Fonte: Portal Brasil