Página Inicial Notícias Os encantos da Região Sul do Brasil

Os encantos da Região Sul do Brasil

Escrito porRedação Wsports 9 09America/Sao_Paulo novembro 09America/Sao_Paulo 2016

Conhecida pelo clima ameno, pela beleza das paisagens naturais e pela riqueza cultural, a Região Sul do Brasil oferece roteiros para todos os tipos de turistas. Em setembro deste ano, a preferência pelos destinos do Sul foi manifestada por 25,3% dos turistas brasileiros que pretendem viajar pelo próprio país nos próximos seis meses, de acordo com o estudo da Sondagem do Consumidor, desenvolvido pelo Ministério do Turismo.

Desde sua criação, a Pasta já investiu R$ 1,4 bilhão em obras de desenvolvimento da infraestrutura turística na região, como a implantação de sinalização turística em Curitiba, a urbanização em ruas de Joinville e a construção da Casa de Cultura de Bento Gonçalves. Nesta sexta-feira (4), a Agência de Notícias do Turismo encerra a série de matérias sobre as regiões brasileiras com a apresentação de razões para amar o Sul do Brasil.


Paraná

No passeio pelo Paraná, os visitantes poderão conhecer a Rota do Café, que preserva a história da produção da bebida que impulsionou o desenvolvimento econômico e social do estado. Entre os atrativos deste roteiro destacam-se as fazendas históricas que preservam a arquitetura do período colonial, apresentam o processo de moagem do grão e oferecem a degustação da bebida.

Para os viajantes que desejam conhecer a beleza das paisagens naturais, o estado tem como principais atrativos as praias de areia branca banhadas pelas águas do Oceano Atlântico e o Parque Nacional do Iguaçu, tombado como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco em 1986. Durante a visita ao parque, os turistas poderão realizar trilhas e mergulho com snorkel para conhecer a biodiversidade local, fazer o passeio de lancha para contemplar as quedas d’água e degustar os pratos típicos da gastronomia da região, como o dourado assado.

Santa Catarina

Em Santa Catarina, os roteiros enaltecem as paisagens naturais das praias dos destinos turísticos do estado, como Florianópolis e Balneário Camboriú, destinadas ao lazer e à pratica de esportes, como mergulho e surf. Conhecida como a Ilha da Magia, a capital do estado também oferece aos visitantes o passeio para conhecer a Ponte Hercílio Luz, inaugurada em 1926, que facilitou o acesso da ilha ao continente e impulsionou o desenvolvimento da cidade. A ponte tornou-se um cartão postal de Florianópolis após seu fechamento, e foi tombada como Patrimônio Histórico municipal, estadual e federal em 1997.

Na rota da Cerveja que percorre o estado, os viajantes também podem contemplar o processo de produção da bebida e experimentar o sabor das cervejas artesanais da região.

Rio Grande do Sul

Nos roteiros do estado, os turistas podem conhecer as ruínas de São Miguel das Missões, tombadas pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1983. A arquitetura remanescente das missões jesuíticas localizadas na região Oeste do estado retrata a dimensão das expedições jesuíticas no período colonial e, juntamente com a biodiversidade do bioma Pampa, compõe paisagens conhecidas como cartões postais do Rio Grande do Sul.

A integração cultural dos imigrantes alemães e italianos que chegaram ao Rio Grande do Sul também se destaca nos roteiros turísticos que percorrem os destinos gaúchos, como o do Quatrilho e de Agroturismo em Gramado, o Caminhos da Colônia em Flores da Cunha e Caxias do Sul, e o Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves.

Fonte: Ministério do Turismo