Página Inicial Notícias Pesquisa inédita Datafolha mapeia perfil e preferências do torcedor paulista

Pesquisa inédita Datafolha mapeia perfil e preferências do torcedor paulista

Escrito porWsports 29 29America/Sao_Paulo setembro 29America/Sao_Paulo 2016

Torcida corintiana lota o estádio, mas 7% da renda do clube vai para a FPF

O Instituto Datafolha realizou uma pesquisa de opinião, encomendada pela Federação Paulista de Futebol, envolvendo mais de 1.800 torcedores dentro dos estádios em 40 partidas das rodadas finais das séries A1 e A2 do Campeonato Paulista de 2016.

Ao todo, foram entrevistadas 1.884 pessoas residentes de 142 municípios paulistas e outras 18 cidades de outros Estados.

Anúncios

O resultado apontou que o torcedor paulista tem, em média, 38 anos de idade. Os homens ainda são ampla maioria: 84%, contra 16% das mulheres. O índice de escolaridade (46% têm ensino superior) supera a média paulista (26%) e nacional (21%).

A maioria dos torcedores vai ao estádio de carro: 65%; do total, 31% vão com amigos, 27% vão sozinhos, 20% vão com os filhos e 19%, acompanhados de namorado (a) ou cônjuge.

A qualidade dos jogos foi apontada como maior atrativo do Paulistão por 15% dos torcedores, seguido da qualidade das equipes (12%), emoção da torcida (10%) e rivalidade e tradição (9%).

O Datafolha também perguntou o campeonato preferido dos torcedores. O Campeonato Brasileiro liderou a pesquisa com 58% da preferência. O Paulistão ficou em segundo lugar, com 19% dos votos, à frente da Libertadores (17%) e Copa do Brasil (4%).

Entre atrações que despertam o interesse dos torcedores, o sorteio de prêmios (85%) apareceu no topo das preferências. Em seguida, jogos preliminares (76%), antiga tradição que será recolocada em prática nesta Copa Paulista. Shows antes dos jogos (66%) e a venda de cerveja (55%) completam a lista.

Os torcedores atribuíram notas a vários quesitos nos estádios. Os itens banheiros e produtos alimentícios obtiveram os índices mais baixos, com nota média de 6,6 e 6,8, respectivamente. Completam a lista Conforto (7,6), Segurança no Entorno (7,9), Limpeza (8), Iluminação (8), Segurança dentro do Estádio (8,4) e Visibilidade (9).

Foto: Getty Images

Fonte: Federação Paulista de Futebol

banner

[widgets_on_pages id=”mais futebol”]

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE