Página Inicial Notícias Política Nacional de Qualificação em Turismo é tema de seminário internacional

Política Nacional de Qualificação em Turismo é tema de seminário internacional

Escrito porRedação Wsports 10 10America/Sao_Paulo novembro 10America/Sao_Paulo 2016

Seminário realizado nesta quinta-feira (03) no Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB) reuniu pesquisadores doutores em turismo das cinco macrorregiões do país para discutir aspectos das políticas públicas de qualificação e desenvolvimento humano e boas práticas de capacitação.

Na ocasião, o professor Luiz Carlos Spiller, coordenador da graduação em Turismo do CET/UnB, apresentou a metodologia de trabalho da Pesquisa Nacional de Qualificação em Turismo, uma parceria entre o Ministério do Turismo e uma rede de estudiosos coordenada pelo CET/UnB.


Presente ao evento, o secretário nacional substituto de Qualificação e Promoção do Turismo, Hercy Rodrigues, destacou a necessidade de avanços na profissionalização do setor e enalteceu o apoio das universidades. “Com vocês, teremos um trabalho capaz de reforçar o turismo como importante ferramenta de desenvolvimento econômico”, frisou.

Um dos objetivos da política de qualificação para o turismo é favorecer o planejamento e a gestão de ações na área. O coordenador do CET/UnB, Neio Lúcio Campos, elogiou o empenho do MTur. “Um dos aspectos mais importantes é ter uma política de Estado, com um ciclo de concepção, implementação e avaliação”, destacou.

Participaram do levantamento, além da UnB, as universidades federais do Rio Grande do Norte, do Paraná, do Rio Grande do Sul, do Pará, de São Paulo, de Ouro Preto, a Universidade Federal Fluminense e o Instituto Federal de Educação da Bahia. A análise envolveu cidades das cinco macrorregiões do país, classificadas nos grupos A, B, C e D da categorização de municípios do Mapa do Turismo Brasileiro.

O documento da política de qualificação deve passar por consulta pública até o fim de novembro, além de ser submetido ao Conselho Nacional de Turismo. O seminário desta quinta-feira teve ainda a presença da coordenadora-geral de Qualificação Turística do MTur, Neuza Portugal, entre outros.

DIRETRIZES – No ano passado, o Ministério do Turismo, em parceria com a UnB, elaborou as Diretrizes Nacionais para Qualificação em Turismo, documento que subsidia a política em estudo. As orientações definem ações de formação e certificação profissional.

Fonte: Ministério do Turismo