Página Inicial Notícias Qual é o seu tipo de pele?

Qual é o seu tipo de pele?

Escrito porRedação Wsports 13 13America/Sao_Paulo dezembro 13America/Sao_Paulo 2016

Recebo muitos e-mails pedindo posts sobre tratamentos faciais, então eu gostaria de saber quais são os tipos de pele das leitoras do Beleza e Saúde. Então, antes de mais nada, ficarei muito agradecida se puderem participar da enquete dizendo seu tipo de pele (final do post).

Conhecer o seu tipo de pele é fundamental para conseguir tomar a decisão acertada ao escolher os cuidados específicos de acordo com as necessidades da sua pele.


A qualidade e o tipo de pele são sempre determinados geneticamente. No entanto, ao  longo da vida, a saúde e a beleza de sua pele irão depender da alimentação, do  estilo de vida e do seu ambiente.  A pele tem a  função de proteger os tecidos subjacentes, regular a temperatura e reservar  nutrientes, além de conter terminações nervosas sensitivas.

Para manter a pele macia, bonita, saudável e com elasticidade, é importante tomar alguns  cuidados: limpar, tonificar, utilizar hidratantes, ingerir líquidos e alimentos  saudáveis, além de proteger diariamente contra os raios solares.

Depois de se identificar com algum desses tipos de pele, o segredo para manter qualquer tipo  de pele saudável é fazer uma alimentação balanceada (com nutrientes, minerais e  fibras), fazer exercícios físicos diários e beber muita água.

Conheça seu Tipo de Pele

Tipo de Pele

Pele Normal

A pele normal tem uma textura fina e uma superfície suave, macia e é bem flexível. De todos os tipos de pele, este é sem dúvida a mais equilibrado e a que menos desenvolve problemas como imperfeições por espinhas e manchas. Não é nem seca nem gordurosa; os poros são bem pequenos e mal se notam. Este é um tipo de pele vibrante que reflete saúde.

Pele Oleosa

Este é um tipo de pele que produz uma maior quantidade de óleo. Devido a vários fatores, têm maior atividade sebácea do que nas pessoas com pele seca, normal ou mista. A pele oleosa apresenta poros dilatados, bem maiores do que os outros tipos de pele e também mais escuros, devido ao excesso de sebo que produzem. É um tipo de pele marcado pelo aspecto gorduroso e brilhante que fica bem aparente. Tem também maior tendência para o desenvolvimento de espinhas.

Pele Seca

De todos os tipos de pele, a pele seca é a que mais requer cuidados, devido a sua tendência para envelhecer mais rapidamente. É um tipo de pele com maior tendência para descamar, além de possuir menos elasticidade. A probabilidade de desenvolver rugas e linhas de expressão é maior do que nos outros tipos de pele.

Pele Mista

Este é provavelmente um dos tipos de pele mais comuns e, como o próprio nome sugere, é uma combinação de pele seca com pele oleosa. Algumas regiões são oleosas (principalmente na zona T – queixo, nariz e testa) onde os poros são naturalmente mais dilatados, e outras áreas a pele é normal ou seca (área em redor dos olhos, boca e bochechas).

Pele Sensível

A pele sensível é um dos tipos de pele mais frágeis, se tornando irritada e inflamada muito facilmente. Exitem áreas que desenvolvam vermelhidão, coceira, manchas, ardor e uma maior tendência para descamar. Apresenta uma textura fina, delicada e bastante sensível ao uso de cosméticos bem como às alterações do clima. A pele sensível exige cuidados especiais.

Fonte: Beleza & Saúde