Página Inicial Notícias Santarém (PA) realiza primeiro transplante renal

Santarém (PA) realiza primeiro transplante renal

Escrito porRedação Wsports 21 21America/Sao_Paulo novembro 21America/Sao_Paulo 2016

O município de Santarém, no Pará, realizou o primeiro transplante de rim. O procedimento foi feito na última quinta-feira (3), no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) Waldemar Penna, que é habilitado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O transplante foi feito a partir de um doador vivo.

Até então, os pacientes de Santarém precisavam ir a Belém fazer o procedimento. A distância entre as duas cidades é de mais de um mil quilômetros ou três dias de barco.


“Esse é um marco muito importante no sentido de levar as ações de alta complexidade para os diversos rincões do País”, comentou Patrícia Freire, coordenadora substituta do Sistema Nacional de Transplantes.

O Hospital Waldemar Penna é habilitado pelo SUS desde 2014 para transplantes de rim e córnea, mas até então não havia realizado o procedimento. Inicialmente, o transplante ocorrerá com intervivos e depois com doadores falecidos.

Atualmente, o Pará tem 510 pessoas na lista de espera por um transplante de rim. Desses, apenas um está inscrito na equipe do hospital Hospital Waldemar Penna.

Transplante

“A região e o hospital vão se beneficiar muito dessa cirurgia e dar uma esperança nova a esses pacientes para ter uma vida mais livre e não precisarem de hemodiálise, como uma qualidade de vida bem melhor”, diz o médico-cirurgião que fez parte do transplante, Fabian Pires.

Seu Raimundo Soares, 50 anos, recebeu o rim do irmão Leandro Soares. “Meu sentimento é de alegria, quero agradecer a Deus e meu irmão. Estou muito feliz, estou bem. Pretendo voltar à minha terra e trabalhar.”

Fonte: Portal Brasil

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE