Página Inicial Notícias Sistema de Saúde não tem estrutura atender crescente número de idosos

Sistema de Saúde não tem estrutura atender crescente número de idosos

Escrito porWsports 2 02America/Sao_Paulo setembro 02America/Sao_Paulo 2016

Gov. BAO sistema de saúde não tem estrutura para atender o número de idosos, que cresce anualmente e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de idosos no Brasil em 2025 será quinze vezes maior que em 1950. Essas informações foram destacadas durante audiência pública na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, ocorrida nessa terça-feira, 30 de agosto, por representante do governo.

De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente existem 27,8 milhões de pessoas com mais de 60 anos no Brasil. O crescimento do número de idosos é devido ao aumento da expectativa de vida – em 1980, a média era de 62 anos; em 2016 o número subiu para 75,7 anos. Mas, a pesar do aumento da expectativa de vida da população, a última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), de 2013, mostra que apenas 13,6% dos idosos praticam as atividades físicas regulares recomendadas.


Diante desses números, a promoveu debate sobre o envelhecimento e a qualidade de vida dos idosos. Um dado interessante levantado durante o debate, indica que quanto menor o nível de escolaridade, maior a dependência física dos idosos. Para a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia a baixa escolaridade é uma das principais causas da baixa qualidade de vida.

Outra questão apresentada foi de que é preciso integrar o atendimento aos idosos, para que esses sejam plenamente atendidos. Foi sinalizado na audiência a intenção de encontrar formas para que o Ministério da Educação retome projetos de alfabetização de idosos e o Ministério do Desenvolvimento social elaborem políticas para benefício dos idosos.

Foto: Confederação Nacional dos municípios
Fonte: Confederação Nacional dos municípios

tres_estrelas_assinatura

[widgets_on_pages id=”saude”]