Página Inicial Notícias Turismo sobre quatro rodas

Turismo sobre quatro rodas

Escrito porRedação Wsports 7 07America/Sao_Paulo novembro 07America/Sao_Paulo 2016

Com a aproximação dos feriados de fim de ano e das férias, viajar de carro pode ser uma boa opção para viagens mais curtas. Se a grana e o tempo disponível não permitem voar até o destino dos sonhos, o carro próprio ou alugado permite a flexibilidade de horários, custos e hospedagem em um roteiro mais próximo. A revisão do carro antes da viagem e os cuidados com assessórios, bagagem e documentação tornam o trajeto ainda mais agradável e seguro. Planejar a viagem com antecedência evita imprevistos. Além do GPS, leve sempre um mapa para garantir que o caminho indicado é o correto.

O tempo de descanso, preferencialmente à noite, faz parte da organização do roteiro. A viagem permite paradas para admirar os lugares mais bonitos ao longo do trajeto. Para aproveitar melhor as paisagens e pausas no caminho, uma alternativa segura e econômica aos restaurantes de estrada e postos de combustível é levar comida de casa. Frutas e sanduíches são leves e mais saudáveis. Não esqueça de levar água.


No Viaje Legal, do Ministério do Turismo, o viajante pode obter dicas importantes antes de pegar a estrada e assim evitar que um belo passeio se torne motivo de dor de cabeça. “A ideia do guia é fornecer o maior número de informações para uma viagem segura seja ela de carro, avião, ônibus ou navio. Tanto que no caso das viagens de carro informamos sobre limite de velocidade, documentos importantes, multas, entre outras dicas úteis”, informa Isabel Barnasque, diretora substituta do Departamento de Formalização e Qualificação no Turismo.

Para quem não tem um roteiro definido, as opções são variadas. Muitas vezes, a paisagem durante o trajeto é tão bela quanto o destino final. A programação pode incluir paradas em locais turísticos como cachoeiras, praias ou monumentos históricos. A Agência de Notícias do Turismo selecionou algumas dicas para quem quer pegar a estrada. Boa viagem!

RIO GRANDE DO SUL

Quem escolher desbravar a Serra Gaúcha saindo de Porto Alegre pode conhecer, ainda na capital, o rio Guaíba, as construções históricas e o autêntico churrasco do sul. Até Gramado, são inúmeras lojas de chocolate e atrações como Minimundo, Museu de Cera e o Mundo a Vapor. Complete o roteiro com Bento Gonçalves, Canela, Caxias do Sul, Garibaldi, Carlos Barbosa e Nova Petrópolis. Todas elas são famosas pelas vinícolas, comidas típicas e cultura de influência italiana ou alemã.

RIO DE JANEIRO

Saindo do Rio de Janeiro com sua paisagem urbana entre o mar, lagoas e montanhas, entre elas o Corcovado e o Pão de Açúcar, é possível partir para roteiros incríveis de carro. Entre os destinos mais badalados estão Búzios e Cabo Frio, na Região dos Lagos; Teresópolis e Petrópolis, na Região Serrana; e a Rio-Santos com alguns dos destinos mais procurados da costa do Rio de Janeiro (Angra dos Reis e Paraty) e do litoral paulista (Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Santos). Aliás, a Rio-Santos é considerada uma das estradas mais bonitas do Brasil. Vale a pena conferir.

MINAS GERAIS

Em terras mineiras, o turista pode fazer um tour pelas cidades históricas de Ouro Preto e Diamantina, que são reconhecidas como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. O roteiro cultural pelo estado também inclui visitas aos municípios de Sabará, Caeté, Catas Altas, Santa Barbara, Mariana, Congonhas, São João Del Rei e Tiradentes. Em Brumadinho, o Instituto Inhotim destaca-se entre os atrativos turísticos por reunir obras de arte a céu aberto à biodiversidade da região.

SÃO PAULO

Reconhecido pela beleza de suas paisagens naturais compostas por cachoeiras e vales cobertos pela vegetação típica da Mata Atlântica, o Circuito das Águas na Serra da Mantiqueira destaca-se entre os roteiros turísticos de São Paulo que podem ser feitos com o uso do automóvel. Este passeio pelo estado inclui visitas aos municípios de Lindóia, Águas de Lindóia, Monte Alegre do Sul, Amparo, Pedreira, Serra Negra e Jaguariúna.

BAHIA

A partir de Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, na Bahia, o turista pode chegar até Trancoso e Arraial da Ajuda, de um lado, e Santa Cruz de Cabrália, do outro. Mais ao sul, o viajante pode explorar, de carro, a Costa das Baleias e, subindo, em direção ao Recôncavo Baiano (Salvador), passear pela Costa do Cacau (Ilhéus) e do Dendê (Valença). Depois da capital, a Linha Verde leva aos destinos da Costa do Sauipe e dos Coqueiros, entre outros.

Fonte: Ministério do Turismo