Página Inicial Notícias Varizes? 10 perguntas respondidas sobre este desconforto

Varizes? 10 perguntas respondidas sobre este desconforto

Escrito porWsports 9 09America/Sao_Paulo setembro 09America/Sao_Paulo 2016
Imagem: ValyaChernomorets / Shutterstock

Geralmente elas aparecem após os 35 anos de idade e além da aparência causam desconforto.

Quando há sensação de peso nas pernas acompanhada de veias saltadas é sinal de varizes. A doença afeta principalmente os membros inferiores e muitas vezes é até deixada de lado pelo paciente. Porém, não tratar o problema pode agravar ainda mais o quadro.


Dez dúvidas frequentes sobre o assunto, respondidas pelo angiologista Ary Elwing, especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser.

1 – O que são varizes?

Varizes são veias dilatadas, tortuosas que não conseguem realizar a sua função que é garantir que o sangue flua em direção ao coração.

2 – Varizes são hereditárias?

Alguns fatores genéticos tendem a aumentar a incidência de varizes em membros da mesma família. Porém não é uma regra que todo familiar irá desenvolver o problema.

3 – Só idosos tem varizes?

Qualquer pessoa, normalmente após os 35 anos pode ter varizes. Porém, com o passar da idade a tendência aumenta, já que aos 50 anos metade da população pode ter o problema.

4 – Microvasinhos vão se tornar varizes?

Não. Os microvasinhos são veias finas que medem entre 0,5 e 1,5 milímetro e que incomodam pela estética e por causar dor e queimação, mas eles não viram varizes.

5 – Usar salto alto gera varizes?

O salto alto força a musculatura da panturrilha e dificulta que o sangue volte ao coração, porém ele sozinho não é o responsável pelo aparecimento das varizes.

6 – Anticoncepcional dá varizes?

Para quem tem predisposição ele aumenta a chance de desenvolver varizes e também vasinhos, por causa dos hormônios na fórmula.

7 – Gravidez provoca varizes?

A gravidez é uma das principais responsáveis pelas varizes. Isso porque as alterações hormonais aumentam o fluxo sanguíneo das veias uterinas e ovarianas, além de o crescimento do bebê aumentar a pressão sobre essas veias.

8 – Mesmo se operar as varizes voltam?

Durante a cirurgia removemos a veia doente, então ela não volta, porém com a idade é comum, devido a pré-disposição da pessoa, que veias que eram saudáveis se tornem varicosas.

9 – E se as varizes não forem tratadas?

Ignorar o tratamento pode levar à algumas complicações, como inflamação crônica na pele, que causa manchas escuras nas pernas, tornozelos e pés, além de coceira. As veias doentes também podem inflamar e resultar na formação de coágulos em seu interior, acompanhado de dor. A úlcera, que são as feridas que aparecem nas pernas ou tornozelo, também são consequências de varizes não tratadas.

10 – Toda pessoa com varizes pode ter trombose?

Se as varizes estiverem em um estágio intermediário ou avançado esse risco existe. Já que devido à dificuldade da circulação sanguínea pode-se formar coágulos, que é a trombose. Por isso a importância de um acompanhamento assim que o paciente perceber qualquer desconforto ou mudanças na aparência das veias.

Foto: Plena Mulher
Fonte: Plena Mulher

tres_estrelas_assinatura

[widgets_on_pages id=”saude”]