Nove em cada 10 brasileiros pretendem viajar até o final do ano

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on skype

setor de turismo aposta na retomada das atividades em todo o país no segundo semestre do ano. Isso porque, de acordo com pesquisa da agência de viagens online Zarpo, cerca de 90% dos viajantes brasileiros devem viajar até o final de 2021. Um dos principais motivos para esta alta intenção, segundo o levantamento, é a sensação de segurança sanitária por parte dos turistas nos hotéis e resorts nacionais. Juntos, eles são responsáveis por mais de 20% das adesões ao Selo Turismo Responsável, do Ministério do Turismo, que assegura aos estabelecimentos a adoção de protocolos de biossegurança contra a Covid-19.

“O nosso país foi um dos 10 primeiros do mundo a estabelecer protocolos de biossegurança específicos para o turismo, e isso está sendo reconhecido pela nossa população. É o esforço de um trabalho que vem sendo feito há mais de um ano para garantir que os nossos turistas tenham um ambiente seguro e que o nosso setor atravesse esse momento com firmeza”, declarou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

UNIMED

Entre os destinos mais buscados, dois são nordestinos: Porto Seguro (BA) e Porto de Galinhas (PE). A região também é responsável pelo interesse de mais da metade (52,3%) dos viajantes. Logo depois vem o Sudeste (25,6%) e a região Sul do país (15%). São nestas duas regiões que estão os outros dois destinos mais procurados pelos pesquisados: interior de São Paulo e Gramado (RS). O levantamento trouxe ainda que pelo menos 50% dos brasileiros pretendem viajar nos próximos três meses.

SELO TURISMO RESPONSÁVEL – O Brasil possui hoje, mais de 28,4 mil adesões ao Selo em 15 tipos de atividades turísticas, como meios de hospedagem, parques temáticos, restaurantes, cafeterias, bares, centros de convenções, feiras, exposições e guias de turismo. Em quantitativo, os estados de São Paulo (5.578), Rio de Janeiro (3.832) e Minas Gerais (2.319) permanecem à frente. Já no Nordeste, região mais procurada pelos turistas, os estados da Bahia (1.727), Alagoas (1.527) e o Rio Grande do Norte (1.051) são os estados com maiores adesões.

Para solicitar o Selo, o estabelecimento precisa apresentar situação regular no cadastro de prestadores de serviços turísticos (Cadastur). Após se regularizar, é preciso acessar o site do Selo Turismo Responsável, ler as orientações e declarar atender aos pré-requisitos determinados. Após esses passos, o interessado é encaminhado para uma área do site onde pode fazer o download do selo para impressão. Saiba mais AQUI.

Por Victor Maciel

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Leia Mais

W Sports