O que as mulheres precisam saber para manter a saúde em forma no período de gestação.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on skype

 

gravidez é um momento mágico na vida da mulher, não é mesmo? Mas, ao mesmo tempo, traz inúmeras dúvidas. Entre elas, está a prática de atividades físicas, por exemplo.

UNIMED

Um grande número de gestantes deixa de se exercitar por falta de conhecimento ou devido a mitos sobre o assunto.

Antigamente, era recomendado por muitos médicos que elas não se exercitassem durante a gravidez. Porém, com o passar dos anos e o avanço da medicina, descobriram que a prática de exercícios de forma moderada e com acompanhamento traz benefícios à gestante.

Desmitificar esse conceito de que a mulher grávida deve ficar continuamente em repouso contribui para uma gestação saudável, que faz bem à mamãe e ao bebê. Porém, antes de se inscrever em uma academia, é necessário consultar seu médico, para obter uma avaliação detalhada.

Separamos alguns mitos e verdades sobre o tema. Confira.

– Aumenta o risco de sangramento quem pratica exercícios no início da gestação?
Mito. É verdade que no primeiro trimestre de gravidez as chances de aborto natural são maiores, mas não em razão de exercícios.

– Mulheres que não praticavam exercícios antes de engravidar devem evitá-los durante a gravidez?
Mito. A grávida deve praticar exercícios, mas moderando na intensidade e com orientação adequada.

– Lesões e torções são mais comuns na gravidez?
Verdade. Durante a gravidez é produzido um hormônio chamado relaxina, que provoca o amolecimento das articulações para o momento do parto. Essa elasticidade pode favorecer lesões durante atividades físicas.

– Grávidas sentem mais calor?
Verdade. Isso ocorre devido ao aumento de estrogênio, um hormônio que favorece a dilatação dos vasos sanguíneos. Os exercícios devem ser moderados para não provocar mal-estar à gestante.

Unimed Ribeirão Preto reforça a importância de garantir saúde nesse período tão especial que é a gestação. Por isso, é necessário que os profissionais de educação física sejam conscientes ao avaliar e planejar as atividades físicas para a grávida. Os exercícios podem ser muito benéficos, se feitos da maneira correta.

Conteúdo Site Unimed Ribeirão. 

Leia Mais

%d blogueiros gostam disto: