Outubro Rosa Unimed: mês de conscientização sobre o câncer de mama.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on skype

Criado no início da década de 1990 nos Estados Unidos, o Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. O grande objetivo dessa ação que ocorre em várias partes do mundo é alertar sobre essa doença que mais mata mulheres. Por isso, a prevenção, o diagnóstico precoce e o autoexame são fundamentais para diminuir o preconceito e aumentar as chances de cura.

Um laço rosa foi usado na altura do peito durante a corrida realizada em Nova Iorque, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, vindo a se tornar o símbolo do movimento que teve adesão rápida em muitos países. No Brasil, o Outubro Rosa chegou para valer em 2008 e passou a fazer parte do calendário da saúde da mulher.

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é uma doença assintomática mais comum nas mulheres, sendo umtumor maligno queataca otecido mamário. O seu diagnóstico pode ser obtido por meio de mamografia e a não realização desse exame é um considerado um fator de risco para milhares de mulheres.

Conheça os sintomas mais comuns do câncer de mama:

– Aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular;
– Edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja;
– Retração cutânea;
– Dor;
– Inversão do mamilo;
– Hiperemia;
– Descamação ou ulceração do mamilo;
– Secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.

Adotar um estilo de vida saudável pode ajudar a diminuir as chances de aparecimento do câncer de mama, principalmente entre mulheres de 40 a 80 anos de idade, período de maior incidência da doença.

Bodytech 300X200

Saiba como se prevenir do câncer de mama:

– Procure um profissional de saúde;
– Pratique atividade física;
– Controle a alimentação;
– Não fume;
– Não consuma álcool;
– Mantenha o peso corporal adequado;
– Amamente.

tratamento do câncer de mama é feito por meio de uma ou várias modalidades combinadas. O médico vai escolher o tratamento mais adequado de acordo com a localização, o tipo do câncer e a extensão da doença. Por isso, a realização de exames é importante para um diagnóstico precoce e tratamento rápido.

Veja os tratamentos oferecidos pelo o Sistema Único de Saúde (SUS) às mulheres:
– Mastectomias;
– Cirurgias conservadoras e reconstrução mamária;
– Radioterapia;
– Quimioterapia;
– Hormonioterapia;
– Tratamento com anticorpos.

Unimed apoia o Outubro Rosa, iniciativa voltada para a valorização da saúde da mulher, conscientizando sobre os riscos que o câncer de mama provoca, bem como orientar sobre evitar os fatores de risco associados à doença. Cuide-se, faça o autoexame e garanta o fortalecimento desse laço de proteção e amor à vida.

Tonin 700
Drogao 500×300
Gran Steak 500×300

Leia Mais

%d blogueiros gostam disto: